Conexão Digital
Não contrate um freelancer para projetos de Internet para sua empresa sem ler este artigo!

    Depois de atender e resolver inúmeros problemas de clientes que contrataram trabalhos realizados por freelancers, resolvemos escrever um texto sobre este tema tão delicado.

    Estamos no mercado de Internet desde o milênio passado (Década de 1990), na época em que muitos profissionais eram “exércitos de um homem só”, fazendo o trabalho do atendimento, design, programação (TI), conteúdo, suporte e manutenção, seja para sites ou sistemas. Nessa época era pouco comum equipes de profissionais focadas em suas áreas de formação, atuação de pesquisa. O programador também fazia projetos gráficos e o designer programava, mas isso só era possível pois a Internet ainda estava sendo gestacionada do ponto de vista comercial.O mercado e as tecnologias evoluiram, exigindo que “cada macado esteja em seu galho” colaborando para o trabalho como um todo.

    Entretanto, mesmo no Século XXI muitas empresas ainda são atendidas por freelancers que não possuem sequer um auxiliar ou parceiro para quebrar o galho quando o cliente precisa de algo e o freelancer está com problemas na família, está de férias ou com algum problema de saúde. Já atendemos vários tipos de casos diferentes de empresas que eram atendidas por freelancers.

     

    Veja abaixo alguns casos sobre a contratação de freelancers:

    - O freelancer não possuia capacidade técnica para desenvolver ou fazer a manutenção de um sistema mais complexo;

    - O profissional contratado pelo cliente tirou férias, viajou para o exterior, deixou a “bomba” na mão do cliente e não atendia mais nenhuma ligação ou respondia emails;

    - O cliente queria desenvolver um novo site mas não tinha acesso as configurações do registro de domínio junto ao Registro.br. O registro havia sido realizado em nome do freelancer, o que não é adequado (). Seria impossível reaver a senhas pois o freelancer faleceu! Resumo: o cliente precisou contratar um advogado para dar entrada em um processo altamente burocrático junto ao Registro.br; 

    - O cliente pagou o freelancer que não ofereceu um contrato e ficou na mão pois o serviço não foi finalizado;

    - A empresa não conseguiu mais aceitar o tempo de atendimento para uma mautenção ou suporte, pois o freelancer já tinha vários clientes e não conseguia atender todos da forma adequada.

     

    Mas há alguma vantagem em se contratar um freelancer?

    Das poucas vantagens de se contratar um freelancer uma delas é que o investimento constuma ser bem menor em muitas vezes não há relação de fee mensal (mensalidades) de suporte e manutenção. Além disso, o tempo de desenvolvimento muitas vezes é menor do que numa agência, pois há poucos projetos simultâneos em andamento. Mas como tudo na vida, o barato pode sair caro, trazendo problemas em médio e longo prazo.

    Da experiência que temos, os problemas com a contratação de freelancers não se dão na etapa de desenvolvimento, mas sim no suporte e manutenção. Quando não há mensalidade para estes serviços essenciais, também não há um contrato que preveja um tempo máximo de atendimento. Neste caso, quando menos você espera e mais você precisa, não será atendido pois o freelancer não poderá lhe atender, seja por incapacidade técnica, ausência ou até mesmo falta por motivos pessoais. 


    Mas quais as vantagens de se contratar uma agência (empresa)?

    - Certamente haverá um contrato firmado garantindo seus deveres mas principalmente seus direitos, mantendo a responsabilidade técnica com uma equipe qualificada. Além disso haverá uma relação com reuniões presenciais, nota fiscal e pagamentos previstos em orçamento;

    - Você será atendido por uma equipe. Talvez este seja a maior vantagem. Se o colaborador que lhe atender não puder resolver o seu problema, repassará para a pessoa responsável o problema para que seja resolvido;

    - Além de apenas executar o serviço que você estava a procura, a equipe poderá agregar ainda mais valor ao seu negócio, dando sugestões que você nunca tinha imaginado antes.

    A agência poderá lhe ajudar usar a Inteligência Competitiva para o seu negócio, a pensar no conteúdo de seu site para vender mais, pensar como sua empresa fará para aparecer no Google e como anunciar na Internet, entre outros benefícios.
    Claro que todos estes benefícios e vantagens não custam o mesmo que contratar um freelancer. Por uma estimativa geral, pode-se dizer que empresas podem cobrar de duas a três vezes o que freelancers cobram. Pense nisso como um investimento duradouro e que contratando um freelancer estes investimento poderá ser incerto.

     

    Mas nenhum freelancer é bom?

    Para toda a regra há uma exceção e conhecemos vários freelancers que são excelentes profissionais com portfólios magníficos. Entreatanto, vemos a qualidade do serviço de um freelancer como um todo que fatalemente é limitado pela capacidade de produção, atendimento e procedimentos que uma única pessoa pode suportar. Assim sendo, o freelancer pode ser excelente, mas nunca conseguirá prestar o serviço em longo prazo como uma empresa pode prestar. 


    Se você tem um projeto temporário como de um pequeno evento ou projeto com alguma necessidade de sites, sistemas ou marketing digital, não há problema algum em contratar um freelancer. Mas se o seu projeto é de longo prazo, inevitavelmente sugerimos a contratação de uma empresa.

     

    Mas o que eu devo fazer!?

    Tenha em mente que empresas são criadas para serem perenes, pois envolvem os sonhos e objetivos de sócios, colaboradores e fornecedores atrelados aos serviços prestados. Se um dos sócios ou colaboradores sair da empresa ou mesmo falecer, a probabilidade da empresa deixar de existir é baixa. Já os freelancers estão muito mais sucetíveis a mudanças de planos e até mesmo fatalidades pessoais. 

    Em resumo, independente de quem você vai contratar para o desenvolvimento, suporte e manutenção do seu site, sistema (software) ou campanhas de marketing digital, contrate uma empresa com sede física (mesmo home office), com uma equipe e um atendimento que você possa confiar. Visite a empresa antes de contratar e avaliar se pode confiar nos profissionais que você fará parceria por vários meses e até anos. 

    Se você ainda está na dúvida sobre Como contratar um designer ou programador para fazer meu site ou sistema ou uma Agência Digital para criar e gerir campanhas de marketing digital, entre em contato conosco sem compromisso. Podemos conversar sobre a necessidade de sua empresa e projeto. 

    Aqui na EquipeDigital.com atendemos empresas, projetos e profissionais por anos a fio, pois nossos clientes podem confiar em nosso trabalho que conta com uma equipe para assegurar que o cliente não ficará na mão.

     

    Vamos tomar um café e conversar sobre o seu projeto?

    Clique aqui e entre em contato!