Conexão Digital
Qual a importância do Marketing Digital para micro e pequenas empresas

 

O maior desafio das micro e pequenas empresas é sem dúvida a competitividade com grandes corporações. Isso porque, em geral essas empresas não têm condições de fazer grandes investimentos em marketing. Cada verba por menor que seja deve ser aplicado de forma precisa, sem excessos.

Nesse sentido, a internet pode ser uma grande aliada desse tipo de negócio. Com ela é possível aumentar a visibilidade e fidelizar mais clientes. Mas não basta somente estar na web, é necessário que exista uma estratégia para que isso aconteça.

Para que sua empresa ganhe visibilidade na web, é importante investir em estratégias de Marketing Digital, um método mais em conta e que permite obter os mesmos resultados que uma grande propaganda publicitária. Com essa ferramenta, o seu site pode se tornar um dos primeiros no rankeamento orgânico (ou gratuito) do Google e pode fazer com que mais pessoas passem a conhecer sua empresa.

O nome Marketing Digital é dado a toda estratégia de publicidade e marketing tradicional aplicada no meio on-line. A visibilidade gerada com essa estratégia permite maior a geração de leads mais qualificados para sua empresa, e consequentemente mais lucro. Além disso, é possível metrificar obtendo muitos dados importantes de quantas visitas o site teve diariamente e quantas conversões foram geradas a partir do marketing, de que origem veio e muitos outros dados úteis.

Porém, antes de tudo é necessário a segmentação de seu público-alvo. Definir as personas do seu produto ou serviço torna o trabalho muito mais assertivo. Buyer personas, ou apenas personas, são personagens que são criados pelos profissionais de marketing para identificar perfis de compradores que devem ser atingidos nas estratégias de marketing digital. Definição de faixa etária, gênero, gostos pessoais, possíveis palavras-chave, localização e diversas outras definições poderão dar mais força para cada anúncio, artigo e publicação que serão realizados. Esta avaliação que envolve muita pesquisa e captação do briefing com o cliente certamente auxiliará muito as atividades que um profissional de marketing realizará para a sua empresa ou projeto.

 

Planejamento estratégico

Mas para que isso ocorra, um bom planejamento estratégico é extremamente importante. A criação de um blog para sua empresa é um dos caminhos que fazem com que ela tenha mais reconhecimento. A partir desse blog, as informações podem ser repassadas para as redes. No Marketing Digital, diversas plataformas são utilizadas a fim de gerar mais resultados.

Uma estratégia utilizada no Marketing Digital para que blogs tenham bom posicionamento nos buscadores é o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca). Nela tudo que envolve a parte de posicionamento é pensada, como quais as palavras-chave para se manter em primeiro lugar na lista orgânica do Google, o que um possível cliente procuraria no buscador, entre outros requisitos do algoritmo da ferramenta de busca para a produção do conteúdo.

Outro ponto a se destacar é que o Marketing Digital não se utiliza de “impulsionamentos”. Não significa que você como empreendedor não pode fazê-lo. Mas o objetivo da estratégia de Marketing Digital é conseguir que o seu negócio esteja bem posicionado de maneira orgânica, utilizando também anúncios. Mas nenhuma das duas estratégias será usada de forma isolada por uma boa agência digital.

O Marketing Digital busca, além da captação de novos clientes, a fidelização desses clientes. Portanto, se sua vontade é fazer uma boa divulgação de sua empresa e se colocar no mercado, um planejamento de Marketing Digital é um ponto de partida vital e de extrema importância.

 

Clique aqui e conheça 2 cases de sucesso da EquipeDigital.com

 

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Depois de mais de 20 anos de experiência em projetos de internet para empresas de Florianópolis, Santa Catarina e alguns projetos em outros estados e países, podemos dizer tranquilamente que nossa agência tem ampla capacidade para criar e gerir campanhas que destacam as marcas, produtos e serviços de nossos clientes neste ambiente cada vez mais competitivo.

Seja para a criação de sites, desenvolvimento, suporte e manutenção de sistemas, ou campanhas de marketing digital, nossa equipe pode auxiliar você a aumentar sua venda e a atrair mais clientes.

Sem compromisso, podemos agendar uma reunião em sua empresa ou no nosso escritório para conversarmos sobre o seu projeto. Preencha o formulário do nosso site, ligue para (48)3233-0606 (nosso número fixo também é Whatsapp) para agendarmos um café e conversarmos sobre como podemos auxiliar a sua empresa na Internet.