Conexão Digital
Como utilizar as redes sociais para melhorar a presença de sua empresa?

Dizer que as redes sociais dominaram boa parte da internet e mudaram a forma como as pessoas se relacionam não é nenhum exagero. Já fazem alguns anos que amigos se conectam e participam das vidas uns dos outros através destes portais. Com o tempo, empresas começaram a perceber o potencial destas redes, e a adaptar técnicas do marketing digital a seu favor. Assim, as plataformas sociais passaram a ser utilizadas como ferramentas para atingir o público, e até mesmo atrair novos leads.

Afinal, por que utilizar as redes sociais?

Se você chegou até este artigo, certamente está procurando uma forma de alavancar a presença de sua empresa no Facebook, Instagram, LinkedIn, ou outra das centenas de redes sociais que existem por aí! Mas já se perguntou qual a real vantagem de posicionar sua marca dentro destas plataformas? Claro, como foi dito no início deste artigo, uma das grandes vantagens é a atração de novos clientes, mas a dinamicidade própria das redes permitem tirar proveito de outros benefícios que serão listados a seguir:

Construção de uma identidade visual forte

Por ser um ambiente altamente dinâmico, as redes sociais permitem um pouco mais de experimentação quando o assunto são mudanças. Assim, é possível testar diversas combinações visuais diferentes, até chegar a um ponto em que a mensagem passada pela sua marca seja completamente compreendida através de uma comunicação visual eficiente!

Apesar da facilidade, é preciso ter cuidado! Afinal, sua marca é valiosa e a comunicação visual representa seus valores! Manter certo padrão de cores e fontes enquanto experimenta com novas ideias é essencial para que os seguidores continuem a reconhecer e valorizar sua empresa!

Feed do Instagram da Equipe Digital

As postagens no Feed do Instagram da EquipeDigital.com seguem um padrão visual, sem deixar de lado a experimentação!

 

Interação rápida e direta com o cliente

Outra vantagem das redes sociais é a facilidade de comunicação com o público. Através das redes, as pessoas têm um canal de fácil acesso para se comunicar com sua empresa, seja através dos chats integrados nestas plataformas, como o Facebook Messenger, ou então na própria seção de comentários de suas postagens. 

As redes sociais te ajudam a construir sua autoridade

Este é um pequeno spoiler do que está por vir no artigo. Utilizar o marketing de conteúdo nas redes sociais, e transformá-las em um espaço de aprendizado para os clientes é uma ótima forma de aumentar a autoridade de sua empresa na área em que atua.  Isso porque, ao publicar conteúdos relevantes e educativos para as pessoas, a visão delas sobre seu negócio tende a ser positiva, e sua empresa passa a imagem de que sabe lidar com os possíveis problemas que enfrenta no dia-a-dia.

Tenha uma visão ampla, vá além das redes sociais!

É muito importante que sejam incluídas estratégias de criação e gestão de campanhas de Google Ads para qualquer empresa. Por isso, inclua sempre em sua estratégia de marketing digital tráfego pago para o seu site através das ferramentas do Google. 

Como sua empresa pode utilizar as redes sociais?

Antes de mais nada, é preciso entender que as redes sociais das empresas são canais ideais para a aplicação de técnicas de marketing de conteúdo, como já discutido na seção anterior. Na prática, isso significa que muitas das técnicas do marketing digital também podem (e devem!) ser aplicadas nestas plataformas. 

O primeiro passo para começar a desenvolver uma estratégia de uso das redes sociais para sua empresa, é a pesquisa e definição de um público alvo e das personas que você pretende atingir. Com esse objetivo em mente, é possível desenvolver ideias voltadas a este grupo de pessoas, o que garante que suas postagens terão mais eficiência. 

Assim que as publicações começarem a ser feitas, os clientes irão curtir, comentar, salvar e compartilhar as publicações. É importante analisar estes dados para ter uma noção do quanto o público está aceitando os posts. Se o estudo de público alvo foi feito corretamente, é provável que sua página cresça de forma orgânica em pouco tempo. Porém, caso o engajamento esteja baixo, ou as reações e comentários sejam negativos, é preciso reformular a estratégia, mudando o tipo de conteúdo, aparência e até mesmo posicionamento da empresa. Novamente, isto deve ser feito sem deixar de lado a identidade que torna seu negócio único e reconhecível em meio a tantas outras.

Quem não é visto, não é lembrado! Este é um clássico ditado que se tornou ainda mais atual no mundo de hoje. As redes sociais são repletas de usuários de todos os tipos. Pessoas comuns, influenciadores e outras empresas. Quem decide o que esses usuários vão receber em seus feeds são as próprias plataformas sociais através de seus algoritmos, que dão preferência por mostrar páginas que possuem mais engajamento e postam regularmente. Por isso mesmo, é importante manter a consistência na quantidade, qualidade e datas de suas postagens ao longo do tempo. 

 

O mínimo necessário é que seja feito ao menos um post por semana. O cenário ideal é de que sejam feitas de duas a quatro postagens semanais, o que garante que sua marca sempre terá algo novo para mostrar aos clientes!

 

Por fim, é importante levar em conta que o potencial das redes sociais como canal de divulgação de sua marca é limitado pelos algoritmos já citados aqui. Por este motivo, é importante considerar a criação de um site institucional, onde sua empresa terá o controle completo sobre o conteúdo ali disponível. O potencial de se utilizar um site em conjunto com as redes sociais é enorme. É possível, por exemplo, criar um artigo em seu blog, e expandir o conteúdo na forma de um carrossel para o instagram, ou quem sabe um vídeo curto para o TikTok e YouTube, disponibilizando links para que o usuário consiga navegar de um canal para o outro. 

Quer melhorar sua presença online, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com!

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.