Conexão Digital
Dados x Informação: conheça as principais diferenças entre os termos e como utilizá-los na construção do marketing digital da sua empresa

Em meio às transformações digitais vivenciadas atualmente, algumas características tecnológicas entraram em evidência, e os dados e as informações fazem parte desse seleto grupo de termos que você, que dirige uma empresa e precisa da divulgação dela digitalmente, deveria conhecer e entender, para fazer o melhor uso possível em suas campanhas de marketing digital.

Por mais que os dois termos sejam parecidos, eles não apresentam o mesmo significado, nem o mesmo conceito. 

Para aprimorar a sua estratégia digital, entenda neste artigo a diferença entre dado e informação

 

- O que é um dado? 
- Como os dados são recursos valiosos;
- O que é informação?
- A diferença dos dados e das informações; 
- A importância desses elementos;
- Tomando decisões na sua empresa com base nos dados e nas informações.

 

O que é um dado?

Os dados constituem a matéria-prima das informações, sendo considerados como um conhecimento bruto (que podem ser números e métricas, por exemplo), que ainda não foi tratado - ou seja, ainda não podem revelar os insights que uma organização gostaria de ter, por não terem sido trabalhados em cima.

Assim, os dados se tornam um conjunto de significados que, de forma isolada, não conseguem transmitir uma mensagem clara ao público.

 

 

As estratégias montadas dentro das empresas para atrair mais clientes podem utilizar de pesquisas de mercado para tanto, delimitando depois os dados obtidos e os seus significados. 

Por exemplo, quando uma campanha de anúncios é produzida no Google Ads, essa atividade irá gerar dados, que são registros de tudo o que foi feito, como impressões, alcances, interações, cliques e compartilhamentos. 

Esses mesmos dados podem ainda vir de outras fontes, como:

 

  • E-mails;
  • Ferramentas de marketing e de gestão empresarial;
  • Plataformas analytics das redes sociais;
  • Documentos digitalizados;
  • Documentos textuais;
  • Arquivos salvos nos computadores;

 

Como os dados são recursos valiosos

Com o advento da era digital, a gestão e a operação dos negócios passaram a ser realizadas por softwares automatizados, que facilitam o trabalho das empresas e, de modo geral, os ambientes digitais. 

 

 

Por conta disso, há uma imensidão de dados sendo gerados a cada segundo, devido a ampla ação das atividades virtuais. Apenas um clique em um link dentro do site já gera um dado sobre o que foi executado, para se ter ideia. 

A questão principal inserida nisso é que os dados permitem que as empresas entendam o que está acontecendo com os seus negócios, desde os resultados financeiros até o que atrai seu público consumidor. 

 

 

Com isso, os custos da empresa podem ser melhores direcionados para as campanhas de marketing, criando produtos que satisfaçam as personas da marca. 



O que é informação?

As informações são os dados tratados e analisados, uma vez que possam construir e repassar às empresas os conhecimentos que elas precisam ter para o seu desenvolvimento. 

A partir das informações obtidas com as análises dos dados, as empresas podem melhorar as suas operações financeiras, os registros de compras e a monitoração de seus resultados nas redes sociais, cruzando padrões e estabelecendo melhores aplicações de consumo. 

 

 

Essa produção informática é de extrema relevância para os negócios, afinal é possível, por meio delas, delinear estratégias empresariais, considerando o comportamento e hábitos de consumo do público alvo. 



A diferença dos dados e das informações

Enquanto os dados são conteúdos brutos não trabalhados, as informações são as análises adquiridas via o tratamento dos dados. 

Mas mesmo assim, algumas diferenças entre os dois ainda podem ser ressaltadas:

 

  • Informações são centralizadas, dados são dispersos: quanto maior a captação dos conteúdos disponibilizados na internet, maior será a quantidade de dados gerados, porém, todos esses arquivos estão dispersos, em diferentes fontes; já as informações obtidas com esses arquivos, uma vez tratadas, se tornam percepções concretas e materiais de confiança;
  • Dados devem ser interpretados, informações vêm prontas: como já citado, todo dado é esparso, precisando ser formalmente interpretado para que então tenha valor e gere informações úteis; enquanto isso, as informações são o resultado dessa interpretação, sendo apenas absorvidas pelas empresas e utilizadas na tomada de decisões;
  • Informações são certeiras, dados são hipotéticos: por serem absorvidos de maneira solta e desorganizada, sem significado de fato num primeiro momento, os dados apenas mostram hipóteses, que devem ser trabalhadas para virarem conteúdo relevante; uma vez feito isso, as informações tornam-se de confiança e relevantes, por ser originária dos dados.  

 

A importância desses elementos

Uma das tarefas fundamentais das empresas atualmente é produzir informações e conhecimentos relevantes para a sociedade, principalmente acerca dos produtos divulgados pelas mesmas, para que tenham uma maior abrangência e aceitação do público consumidor. 

 

 

As organizações que entendem o comportamento do cliente e as oscilações de mercado antecipam suas demandas e entregam aos consumidores um trabalho melhor, tudo isso devido ao estudo dos dados e das informações obtidas por meio do mundo virtual. 

Além disso, esse é também um meio de inovar e se destacar no mercado. O trabalho de dados colhe informações que serão usadas em aplicações internas, a fim de otimizar os processos da empresa. 

 

 

Mas para que isso aconteça, uma gestão adequada, que colete os dados de forma responsável e torne-os em informações deve estar presente em seu negócio, através de ferramentas online, que organizam os dados, seguem um padrão de operações e identificam as demandas indicadas e requeridas.



Tomando decisões na sua empresa com base nos dados e nas informações

Depois desse compilado de informações ficou óbvio que são elas que dão todo o suporte necessário para a tomada de decisão nas empresas. 

Inclusive, as empresas que são geridas com uma base de dados, não tomam nenhuma ação sem antes ter a informação concreta acerca do que estão planejando, assim, as informações qualificadas são necessárias para o trabalho delas. 

Essa tomada de decisão no marketing digital deve ser feita com base em relatórios que mostrem essas informações, norteando o caminho da estratégia que será seguida.

Se você pretende aprimorar os canais digitais da sua empresa e atrair mais vendas, solicite um atendimento personalizado de marketing com a EquipeDigital.com, especialista na conversão de dados em informações valiosas para o seu time!



Conheça a EquipeDigital.com!

Trabalhamos com projetos de Internet há mais de 20 anos e contamos com uma equipe especializada na criação de sistemas, sites e campanhas de Marketing Digital com Inteligência Competitiva para empresas e entidades governamentais.

Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu projeto e obtenha resultados com uma agência digital de confiança!