Conexão Digital
E-mail marketing com automação na qualificação da comunicação e vendas

Uma das principais preocupações dos atendentes de loja é que os clientes sejam bem atendidos, recebam a ajuda necessária para escolher o produto, tirar dúvidas e saiam satisfeitos com sua compra e com o atendimento. Numa loja virtual não seria diferente. O truque é fazer com que o cliente se sinta acolhido apesar de não ter um contato humano, e sim através de uma tela. 

O e-mail marketing é uma das formas disso acontecer. Com essa estratégia, é possível acompanhar a Jornada do Cliente e conversar com ele em cada etapa do seu percurso, desde descoberta, atração, conversão, relacionamento e pós-venda. O e-mail marketing com automação permite ainda mensagens personalizadas, com público segmentado e tudo isso economizando tempo de trabalho da equipe. 

Neste artigo você confere:

- O que é e-mail marketing?

- O que é automação de e-mail marketing?

- Um case do uso de e-mail marketing e automação

 

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é justamente o uso das estratégias de marketing através do e-mail, ou seja, um outro canal de comunicação para conversar com os clientes. Uma das vantagens desse método é poder acompanhar o usuário durante sua jornada no site. A cada ação importante tomada, como realizar cadastro e fechar uma compra, o usuário recebe um e-mail que demonstra que a marca se importa com ele e está feliz de tê-lo como cliente. 

Até pouco tempo, essa estratégia demandava muito tempo da equipe, pois cada e-mail deveria ser feito manualmente, um por um, tornando-se um trabalho repetitivo. Dependendo do tamanho da equipe, não compensa gastar tempo com essa ação, pois há outras prioridades e poucos profissionais para realizá-las. 

Com o avanço das tecnologias de software, foi desenvolvida a automação de e-mails, o que otimizou a estratégia de e-mail marketing. 

Ainda é possível manter um relacionamento com o cliente para atrair atenção e, em muitos casos, recorrência de contratação para vendas. Utilizado em milhares de empresas no Brasil e no mundo, o e-mail marketing automatizado pode ser uma fonte importante de novas oportunidades. 

O que é automação de e-mail marketing?

Automatizar um e-mail é programar as mensagens para serem enviadas automaticamente depois de determinada ação do cliente. Por exemplo, ao invés de ocupar uma pessoa da equipe para enviar um e-mail toda vez que um novo usuário se cadastrar, a automação pode fazer isso segundos após a finalização do cadastro, sem precisar de um novo comando, basta configurar uma vez só. 

A grande economia de tempo permite que a equipe se dedique às demais tarefas, como criar mensagens ainda mais personalizadas. Além das ações principais de cadastro e compra, é possível usar o e-mail marketing para oferecer descontos em datas comemorativas, enviar um lembrete de carrinho abandonado, ou até mesmo resgatar aquele cliente que não visita o site a um tempo. 

Tudo isso se soma a outra vantagem da automação de e-mail marketing: a segmentação de público. Você pode configurar a divisão do seu público em potenciais clientes, leads e clientes fiéis, por exemplo, e enviar mensagens específicas de acordo com a etapa que o usuário se encontra no funil de vendas. 

Além disso, a automação rastreia o engajamento da audiência, dá acesso aos dados de desempenho da campanha, podendo realizar testes de ações e ter resultados com mais precisão. 

Conforme os campos que forem utilizados em seu formulário, a segmentação pode ser feita com base em cada classificação, como cargos de uma empresa, por exemplo. Para um CEO é enviado um tipo de comunicação, para um gerente outra e para um analista uma terceira comunicação. 

Um case do uso de e-mail marketing e automação

Um dos cases de sucesso da EquipeDigital.com é o realizado para o Programa 2030 Today, empresa que diagnostica, implementa e certifica agendas sustentáveis em organizações de todo o Brasil. Para esta empresa, foram realizadas duas estratégias: uma voltada ao “aquecimento” de uma lista antiga de e-mails, para convidar os leads a se engajarem no site, artigos e redes sociais da empresa; e outra para automatizar a solicitação de guias (e-books) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a solicitação de Diagnóstico Gratuito da maturidade sustentável da empresa. 

Mesmo com uma equipe pequena, este case gerou centenas de leads qualificados, que solicitam contatos comerciais e os e-books disponíveis, bem como a comunicação automática através do envio de mensagens conforme as ações dos clientes nos canais de atendimento do site, tais como “Botões de atendimento por WhatsApp”, formulários de contato e landing-pages. 

Abaixo, seguem três imagens presentes no site que interagem com o lead via automação de e-mail marketing. 

 

Pop-up no site incitando a solicitação do guia gratuito, relativo a um tema de interesse do lead almejado.

Pop-up no site incitando a solicitação do guia gratuito, relativo a um tema de interesse do lead almejado. 

 

Pop-up exclusivo para atendimento por WhatsApp que se tornou o principal canal de atendimento do Programa 2030 Today.

Pop-up exclusivo para atendimento por WhatsApp que se tornou o principal canal de atendimento do Programa 2030 Today.

 

Exemplo de landing-page onde o lead solicita o Diagnóstico Gratuito, atraindo a atenção e dados do lead qualificado.

Exemplo de landing-page onde o lead solicita o Diagnóstico Gratuito, atraindo a atenção e dados do lead qualificado.

 

Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606.