Conexão Digital
Dados x Informação: conheça as principais diferenças entre os termos e como utilizá-los na construção do marketing digital da sua empresa

 Dados e Informações nunca foram tão importantes no mundo dos negócios quanto é atualmente. A prova disso é que, em janeiro de 2022, cinco das dez empresas mais valiosas do mundo são parcial ou completamente voltadas à coleta e processamento de dados! Entre elas, estão a Alphabet, empresa controladora do Google, e a Meta, dona do Facebook.

Em meio a tantas informações presentes no mundo digital, o bom conhecimento dos dados é uma habilidade essencial para quem dirige uma empresa e precisa divulgá-la digitalmente. É através deles que se torna possível o desenvolvimento de campanhas de marketing digital, marketing de conteúdo e até mesmo o desenvolvimento de uma comunicação visual eficiente!

Por mais que os termos “informação” e “dados” tenham significados, eles não significam a mesma coisa. Cada um representa um conceito diferente! Para aprimorar a estratégia digital do seu negócio, entenda neste artigo a diferença entre os termos!

 

Neste artigo você encontra:

- O que é um dado? 

- Dados são recursos valiosos!

- O que é informação?

- A diferença dos dados e das informações; 

- A importância desses elementos;

- Tomando decisões na sua empresa com base nos dados e nas informações.




O que é um dado?

Os dados são a matéria-prima das informações, sendo considerados o conhecimento bruto ainda não processado sobre algum fato. Eles podem se referir a números, métricas, palavras e outras características que possam ter sido coletadas. Por representarem o material não tratado, os dados se tornam um conjunto de significados que, de forma isolada, não conseguem transmitir uma mensagem clara à empresa.

 

 

 

 

Quando processados e utilizados da forma correta, as organizações podem utilizar os dados coletados a partir de pesquisas de mercado como a base para estratégias que tem o foco de atrair novos leads. Por exemplo, quando uma campanha de anúncios é produzida no Google Ads, essa atividade irá gerar dados. Eles são o registro do sucesso (ou não) de determinada campanha, como impressões, alcances, interações, cliques e compartilhamentos. 

 

Esses mesmos dados podem ainda vir de outras fontes, como:

 

 

  • E-mails;
  • Ferramentas de marketing e de gestão empresarial;
  • Plataformas analytics das redes sociais;
  • Documentos digitalizados;
  • Documentos textuais;
  • Arquivos salvos nos computadores.

 



Dados são recursos valiosos!

Com o surgimento da era digital, a gestão e a operação dos negócios passaram a ser realizadas por softwares automatizados, que facilitam o trabalho das empresas e, de modo geral, os ambientes digitais. 

Essa facilidade se torna algo essencial ao se considerar que há uma imensidão de dados sendo gerados a cada segundo. São milhões de usuários navegando pela internet simultaneamente! Com a automação, os dados aparentemente insignificantes se tornam uma ferramenta valiosa de análise! É possível rastrear um único clique dentro do site desejado. Isso permite averiguar qual a página mais visitada pelos visitantes, por exemplo

Os dados permitem que as empresas entendam o que está acontecendo com seu negócio em todas as esferas. A coleta e análise deles permite averiguar desde os resultados financeiros até o que atrai seu público consumidor. Com isso, os custos da empresa podem ser melhores direcionados para as campanhas de marketing, criando produtos que satisfaçam o público alvo e as personas da marca. 

 

 

 

 

O que é informação?

As informações são os dados tratados e analisados. A organização permite que as empresas melhorem suas operações financeiras, os registros de compras e a monitoração de seus resultados nas redes sociais. Isso é possível através do cruzamento de padrões e permite o estabelecimento de melhores aplicações futuras.

 

 

 

 

Essa produção informática é extremamente relevante para os negócios. Afinal, por meio delas é possível delinear estratégias empresariais, considerando o comportamento e hábitos de consumo do público alvo. 

 

A diferença dos dados e das informações

Para resumir, enquanto os dados são conteúdos brutos não trabalhados, as informações são as análises adquiridas via o tratamento dos dados

Ainda assim, algumas diferenças entre os dois ainda podem ser ressaltadas:

 

Informações são centralizadas, dados são dispersos

Quanto maior a captação dos conteúdos disponibilizados na internet, maior será a quantidade de dados gerados, porém, todos esses arquivos estão dispersos, em diferentes fontes. Já as informações obtidas com esses arquivos, uma vez tratadas, se tornam percepções concretas e materiais de confiança que podem ser arquivados em um único local organizado.

Dados devem ser interpretados, informações vêm prontas

Como já citado, todo dado é esparso, precisando ser formalmente interpretado para que tenha valor e gere informações úteis. Enquanto isso, as informações são o resultado dessa interpretação, sendo apenas absorvidas pelas empresas e utilizadas na tomada de decisões.

Informações são certeiras, dados são hipotéticos

Por serem absorvidos de maneira solta e desorganizada, sem significado de fato num primeiro momento, os dados apenas mostram hipóteses, que devem ser trabalhadas para virarem conteúdo relevante. Uma vez feito isso, as informações tornam-se de confiança e relevantes, por ser originária dos dados e permitem uma absorção fácil do conhecimento.  

 

A importância dos dados e informações

Uma das tarefas fundamentais das empresas atualmente é produzir informações e conhecimentos relevantes para a sociedade, principalmente acerca dos produtos divulgados pelas mesmas, para que tenham uma maior abrangência e aceitação do público consumidor. 

 

 

 

As organizações que entendem o comportamento do cliente e as oscilações de mercado antecipam suas demandas e entregam aos consumidores um trabalho melhor, tudo isso devido ao estudo dos dados e das informações obtidas por meio do mundo virtual. 

Além disso, esse é também um meio de inovar e se destacar no mercado. O trabalho de dados colhe informações que serão usadas em aplicações internas, a fim de otimizar os processos da empresa. 

 

 

 

Mas para que isso aconteça é preciso uma gestão adequada que colete os dados de forma responsável e os transformem em informações. Ela deve estar presente em seu negócio através de ferramentas online, que organizam os dados, seguem um padrão de operações e identificam as demandas indicadas e requeridas.



Tomando decisões com base nos dados e nas informações

Depois desse artigo, ficou óbvio que as informações que dão todo o suporte necessário para a tomada de decisão nas empresas. Inclusive, as organizações que são geridas com uma base de dados forte não tomam nenhuma ação sem antes ter a informação concreta acerca do que estão planejando.

A tomada de decisão no marketing digital deve ser feita com base em relatórios claros e organizados que mostrem essas informações nítidamente, norteando o caminho da estratégia que será seguida.

Em um exemplo simples da tomada de decisão a partir do uso de dados e  informações pode ser dados com o exemplo abaixo:

 

Dados captados:
Ao analisar as informações do Google Analytics, a equipe de marketing digital da empresa chega a conclusão de que 83% dos visitantes do site são do gênero feminino e possuem entre 15 e 27 anos. 

Decisão a informação com base nos dados:
A partir da análise dos dados, a equipe toma a decisão de que a comunicação institucional e os anúncios da empresa serão realizados com o intuito de se ter uma maior aceitação por parte das mulheres, adolescentes e jovens, ajustando cores, o tom da redação e interesses deste público. 

Avaliando as mudanças propostas com base nos dados e informações:
Nas semanas e meses seguintes, a equipe analisa o engajamento e as vendas da empresa para avaliar se a mudança proposta com base nos dados e informações surtiram efeito, repetindo a análise a cada período. 

 

Se você pretende aprimorar os canais digitais da sua empresa e atrair mais vendas, solicite um atendimento personalizado de marketing com a EquipeDigital.com, especialista na conversão de dados em informações valiosas para o seu time!

 

Para otimizar o seu negócio, conte com a EquipeDigital.com

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.