Conexão Digital
Conheça a presença digital da Biguaçu Transportes Coletivos, um caso de sucesso da EquipeDigital.com

Com o intuito de aprimorar a marca da Biguaçu Transportes Coletivos dentro da Grande Florianópoli, a EquipeDigital.com aplicou suas estratégias de marketing digital, sistemas e sites na empresa, tendo por objetivo destacar a presença digital da mesma na internet e nas redes sociais. 

Entenda, neste artigo, como a Biguaçu Transportes Coletivos se tornou um caso de sucesso da EquipeDigital.com! 

- Conheça a Biguaçu Transportes Coletivos;
- Personas;
- Parceria com a EquipeDigital.com;
- Visibilidade nas redes sociais;
- Anúncios;
- O auxílio do marketing digital durante a pandemia. 

 

Conheça a Biguaçu Transportes Coletivos

O empresário Aldo Rocha iniciou seus trabalhos dentro do transporte coletivo no ano de 1947, unindo inicialmente as regiões que compreendem os bairros Córrego Grande, Itacorubi, Saco Grande, Trindade e Agronômica ao centro de Florianópolis. 

Essa conexão o levou a constituir a "Empresa Florianópolis Sociedade Anônima” no ano de 1952, mas com o crescimento da cidade de Florianópolis e de seus bairros continentais, o transporte rodoviário consequentemente aumentou.

Assim, Aldo Rocha, visionário e atento a este movimento, tornou-se sócio da Transportes Coletivos Biguaçu, em novembro de 1970.

Após muito esforço e dedicação, Aldo adquiriu totalmente a empresa no ano de 1979.

Hoje a Biguaçu Transportes Coletivos está presente na Grande Florianópolis atendendo os municípios de Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos e São José, sempre no ponto mais próximo de você! 

 

 

Personas

Para melhorar o atendimento à população e proporcionar um maior conforto aos usuários do transporte coletivo, a EquipeDigital.Com fez um mapeamento das principais personas da empresa.

Essas personas em questão são representações fictícias dos clientes ideais da BTC, ou seja, o perfil de pessoas que fazem parte das segmentações do público usuário dos serviços prestados pela mesma. 

Nesse caso, todo o conteúdo produzido para a Biguaçu Transportes Coletivos têm como foco os adultos que utilizam o transporte coletivo para ir trabalhar, os jovens e adolescentes que precisam desse serviço para chegar até a sua instituição de ensino e ainda as mulheres e os idosos que utilizam desse meio para a resolução de compromissos pessoais ou então para lazer. 

Além disso, também são organizados posts nas redes sociais pensados para os colaboradores da empresa, que trabalham diariamente na direção dos ônibus ou então dentro da empresa.

 

 

Parceria com a EquipeDigital.com

Para aproximar você da empresa, entender as suas necessidades e melhor atendê-lo, a EquipeDigital.com promoveu uma transformação digital nos meios de comunicação da Biguaçu Transportes Coletivos. 

Em 2019, a EquipeDigital.com lançou o website institucional da empresa, pensado exclusivamente para facilitar a comunicação dos usuários com a BTC. 

Imagem do site da Biguaçu Transportes Coletivos

Imagem do site da Biguaçu Transportes Coletivos

O site apresenta uma página inicial moderna e com a disposição de um menu prático, com guias feitas para sanar todas as dúvidas dos usuários quanto ao transporte coletivo.

Diferentes abas foram criadas no desenvolvimento do site. Dentro delas o cliente pode encontrar a história e os valores da empresa, informações sobre os cartões ou os horários das linhas de ônibus executivas ou convencionais, além da página da ouvidoria da empresa, onde podem ser feitas sugestões, reclamações e elogios à Biguaçu Transportes Coletivos. 

O site também conta com uma página de notícias da empresa - além de informes úteis sobre diversas datas comemorativas. 

A evolução digital da Biguaçu Transportes Coletivos incluiu a criação de WebApp, na qual o acesso do site pode ser feito diretamente de um endereço de internet, sem a necessidade de instalar um aplicativo em seu celular, como se fosse um site convencional, mas com a conveniência da navegação adaptada às telas pequenas de tablets e smartphones.

No WebApp da Biguaçu o usuário ainda poderá “favoritar” as linhas de sua preferência para que possa separar a informação que preferir ver primeiro.

Segundo Vicenzo Berti, sócio-diretor da EquipeDigital.com, “o projeto que realizamos para a Biguaçu foi um desafio imenso para toda a nossa equipe, pois muitos dos processos da empresa de transporte coletivo foram alterados para apresentar ao público, colaboradores e parceiros uma empresa muito mais atenta aos novos tempos que vivemos. A comunicação com os usuários com a interação dos colaboradores da empresa, nosso social media e publicações em redes sociais e site da empresa trouxe muitos bons resultados para a empresa e seus clientes”.

 

 

Visibilidade nas redes sociais

Para a EquipeDigital.com o processo de apenas informar horários de linhas, atender solicitações por telefone/email, ou investir somente em mídia tradicional não era suficiente.

Era preciso estar ao lado dos usuários, comunicar de forma rápida e efetiva, ouvindo e entendendo a opinião daqueles que fazem parte do dia a dia da empresa, além de prestar o melhor serviço possível à comunidade local, que faz parte da história da Biguaçu Transportes há tanto tempo. 

Dessa forma foram criadas as principais redes sociais utilizadas pela Biguaçu, como Facebook, Instagram, LinkedIN e Twitter.

Redes sociais da BTC

Amostra de ações nos feeds da Biguaçu Transportes Coletivos no Instagram e Facebook

Nas redes sociais são publicados conteúdos periodicamente para o público almejado, sejam eles usuários do transporte coletivo ou colaboradores da empresa.

Com isso, a EquipeDigital.com auxilia a Biguaçu Transportes Coletivos, reforçando sua autoridade no setor e entregando de forma gratuita um conteúdo relevante, entendendo cada etapa do funil de marketing e de vendas para este cliente.

Além disso, no canal do Youtube da empresa você pode conferir vídeos relacionados com a mobilidade urbana que se conecta com a Biguaçu Transportes Coletivos, além de outras notícias sobre a empresa e matérias especiais relacionadas a nossos ônibus que foram noticiadas em telejornais locais. 

Exemplo de matéria feita sobre a Biguaçu Transportes Coletivos

Exemplo de vídeo institucional da Biguaçu Transportes Coletivos

O marketing de conteúdo utilizado nas redes sociais da empresa, visa a divulgação das principais informações relacionadas à empresa, bem como conteúdos didáticos para o público sobre alguns dos principais feriados nacionais.

Quanto mais conteúdo relevante for associado a uma estratégia de link-building no site, mais a nossa equipe de marketing digital “ganha a simpatia” dos algoritmos do Google para que tenhamos um benefício em médio e longo prazo para a indexação orgânica do site do nosso cliente.

Isso significa, em poucas palavras, colocar todas as informações essenciais do site da Biguaçu Transportes Coletivos para o Google, que irá adicionar essa página em seus índices de pesquisa.

Veja abaixo o site da BTC presente terceira posição na pesquisa por “Transportes Coletivos em Florianópolis”:

Tudo isso faz parte da técnica de branding. A EquipeDigital.com trabalha diariamente para que a Biguaçu Transportes Coletivos tenha uma identidade visual e de conteúdo, incluindo slogans, símbolos e assuntos que representem os serviços oferecidos aos trabalhadores.

A gestão de respostas a interações no Google Meu Negócio, Reclame Aqui  e redes sociais faz parte do serviço de social media e gestão de crise incluso no trabalho de gestão global de marketing digital.

Nos portais de reclamações, o número de queixas teve uma diminuição expressiva, reforçando o impacto das ações estratégicas realizadas pela EquipeDigital.com, que a partir do lançamento dos novos canais digitais da Biguaçu Transportes, passou a resolver grande parte das demandas em seus canais internos.

Foi adotada também a adaptação a uma ferramenta antes nunca usada para o setor de transportes coletivos na grande Florianópolis: o atendimento por meio do WhatsApp Business.

Acompanhando o WhatsApp da BTC, o usuário tem acesso às notícias na palma da mão, assim que são postadas no status da empresa. Além disso, o usuário também pode ter acesso ao catálogo de horários presente no WhatsApp

Por meio desse recurso, os clientes podem tirar suas dúvidas operacionais e pontuais, além de solicitar o catálogo de horários das linhas dos ônibus.

Todos esse engajamento e relacionamento com usuários e colaboradores nos meios digitais da Biguaçu Transportes tornam a empresa melhor atribuída aos olhares externos da comunidade. 

"O processo de desenvolvimento do site, sistemas e campanhas de marketing digital está sendo construído a quatro mãos. Estamos muito motivados por ser um processo novo para nós", afirma Léo Xavier Neto, Gerente de Novos Negócios da Biguaçu Transportes Coletivos. 

 

 

Anúncios

Além de todo o conteúdo feito para as redes sociais, com o serviço de Marketing Digital realizado de forma contínua pela EquipeDigital.com, indicadores de sucesso como métricas do Google Ads e Facebook Ads, além de outras plataformas, aliados a estratégias de Search Engine Optimization (SEO), Outbound Marketing e Inbound Marketing presentes em notícias, anúncios e postagens que foram planejadas para aumentar as vendas da empresa, vêm alcançando resultados muito positivos desde a criação das redes sociais da mesma.

Com base em algumas métricas chave, a EquipeDigital.com apresenta à Biguaçu Transportes Coletivos trimestralmente os resultados alcançados para que fique claro o retorno do investimento (ROI) feito no período.

Embora durante a pandemia o uso de anúncios tenha sido reduzido drasticamente para a Biguaçu por diversos motivos, os anúncios foram importantes para o lançamento das plataformas digitais da empresa.  

 

 

O auxílio do marketing digital durante a pandemia

Assim como diversos setores da economia, a área dos transportes coletivos foi afetada drasticamente pela pandemia do novo Coronavírus.

Em meados de março de 2021, os transportes coletivos foram um dos primeiros serviços públicos a paralisar suas atividades, como medida de prevenção da doença.

Dessa forma, todos os usuários das linhas da Biguaçu Transportes Coletivos precisavam ser informados, com agilidade e eficiência, da paralisação nas atividades, além de ter suas dúvidas e solicitações supridas nos canais digitais.

Foi nesse momento que entrou em ação a equipe de Marketing Digital da EquipeDigital.com.

Primeiramente, em caráter de urgência, foram feitas publicações informativas e esclarecidas algumas dúvidas enviadas por mensagem para as redes sociais da Biguaçu Transportes Coletivos.

Com o auxílio de profissionais como social media, designers e redatores de plantão, uma situação com potencial de crise digital foi contida.

A partir de então, diante de um cenário incerto de retomada das atividades do transporte coletivo, nós do time de marketing da EquipeDigital.com, passamos a trabalhar a fim de antever situações que poderiam causar dúvidas nos usuários do transporte coletivo, inclusive captando temas no atendimento realizado no social media para publicações e artigos.

Para isso, foram tomadas algumas ações naquele momento:

 

  • Criação de calendários de marketing alternativos: além dos calendários regulares, com ações e pautas “normais”, planejamos ações excepcionais para datas decisivas, como anúncios de autoridades e divulgação de decretos;
  • Reuniões regulares com repasses sobre a situação da retomada e atividade dos transportes coletivos entre a equipe de marketing da EquipeDigital.com para alinhamento das ações;
  • Criação de “plantões” para divulgação de atualizações sobre as atividades da Biguaçu Transportes Coletivos, como divulgação de linhas, novas medidas adotadas para prevenção e regras para retomada segura das atividades;
  • Preparação prévia de materiais gráficos para serem utilizados de forma extraordinária.

 

As demandas de tecnologia da informação (site e sistemas web), comunicação e marketing sempre são analisadas de forma a minimizar os impactos negativos, para a imagem e atividades do cliente.

Além disso, a comunicação estreita entre a EquipeDigital.com e a Biguaçu Transportes Coletivos e o respeito pelos usuários como prioridade, foram os ingredientes fundamentais para que esse cenário tão incerto causado pela pandemia fora das redes não se tornasse uma crise digital dentro delas.

Após todos esses motivos listados acima, ficou fácil de entender porque se faz tão necessária a ajuda de uma equipe de marketing devidamente preparada para auxiliar a sua empresa em todas as possíveis situações.

Dado todo este sucesso, é importante salientar que os trabalhos desenvolvidos para a Biguaçu Transportes Coletivos também foram de grande realização pois o cliente sempre valoriza e respeita muito o trabalho da nossa equipe, que tem grande satisfação em realizar novas ações para a empresa. 

 

 

Venha conhecer a EquipeDigital.com!

Trabalhamos com projetos de Internet há mais de 20 anos e contamos com uma equipe especializada na criação de sistemas, sites e campanhas de Marketing Digital com Inteligência Competitiva para empresas e entidades governamentais.

Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu projeto e obtenha resultados com uma agência digital de confiança!