Conexão Digital
Comunicação visual como recurso de marketing digital

    bter a atenção das pessoas na internet é uma tarefa cada vez mais difícil. Para lidar com essa dura realidade, o marketing digital se utiliza de diversas estratégias, sendo que uma das mais efetivas é a comunicação visual. Através dela é possível atrair a atenção de potenciais clientes e gerar mais leads.

    Neste momento você pode estar se perguntando “o que é a comunicação visual?”, ou então “isso realmente funciona?”. Se este é o seu caso, não se preocupe! Neste artigo iremos responder a essas perguntas e passar algumas dicas para ter uma melhor comunicação visual.

    Neste você confere:

     

    • Afinal, o que é a comunicação visual?
    • Como funciona?
    • Dicas para uma boa comunicação visual

     



    Afinal, o que é a comunicação visual?

    Você já deve ter ouvido a clássica frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, certo? Esse é o princípio básico por trás de toda comunicação visual. Ela é uma forma de marketing de conteúdo que, em teoria, possui uma definição simples: pode ser considerada comunicação visual toda a forma de expressar algo através de imagens, seja em vídeos, fotos, desenhos, gráficos, e outros. 

    Através de imagens bem pensadas é possível ter um impacto real na percepção das pessoas sobre empresas e também destacar as marcas em meio a tantas outras distrações encontradas na internet. Apesar de ser uma idéia facilmente entendida, ainda é comum ver o uso de imagens sendo desconsiderado por algumas empresas em suas campanhas de marketing digital. Os resultados negativos de se ignorar a comunicação visual já é percebido a curto prazo. A dificuldade de se destacar da concorrência faz com que os clientes em potencial não criem o interesse necessário na marca, consequentemente, não gerando novos leads. 

     

    Mas como funciona?

    No geral, imagens chamam mais atenção que textos, por mais bem escritos que eles sejam. Em 90% dos casos, o olho humano recai primeiro sobre uma imagem, e depois sobre o texto existente em uma página. Esse dado é muito útil na hora de pensar nas estratégias de marketing digital, e até mesmo na hora de criar uma interface para o site de sua empresa.

    A comunicação visual é uma forma direta de interação com seus clientes. Cores e formas utilizadas, além de ter a capacidade de gerar sensações e um maior entendimento das pessoas sobre o que está sendo proposto por sua empresa, também ajudam a criar uma identidade visual para a marca, fazendo com que ela seja lembrada e mais facilmente encontrada em meio a tantas outras.

    As imagens também podem resumir informações densas em pequenos blocos, facilitando a leitura do cliente e aumentando o entendimento da mensagem. Além disso, a comunicação visual permite o uso da criatividade na hora de explorar os conteúdos, podendo adaptá-los a datas comemorativas e outras necessidades. Este aspecto é levado ao extremo no caso do uso de infográficos, que são informações textuais e de imagem trabalhando em conjunto para ilustrar algo mais complexo. 

    Fundo Preto e azul com os escritos: Dia das Bruxas, gostosuras ou.....Imagem de Casal fantasiado de caveiras com o escrito: 1- Achar que identidade visual não importaMulher fantasiada com cicatrizes nos olhos. Escritos: Não planejar sua estratégia de Criação de Conteúdo

     

    Homem fantasiado de vampiro com o escrito: 3- Desconhecer seu público alvoHomem vestido de zumbi com os escritos: Achar que o instagram é a única rede social que importa

     

    Carrocel Comemorativo da EquipeDigital no Instagram

     

    Exemplo de vídeo sendo utilizado como forma de comunicação visual.

     

    Em geral, as imagens são utilizadas para chamar a atenção, tendo informações adicionais que serão absorvidas logo após a atração da percepção. Quando utilizadas da maneira correta, as imagens podem trazer um maior dinamismo ao consumo do cliente, gerando mais engajamento e até mesmo aumentando as chances de compartilhamento do conteúdo produzido.

    Algumas dicas!

    Se você pretende iniciar um projeto de comunicação visual para sua empresa, saiba que é importante levar alguns pontos em consideração, confira:

    • Apesar de todo o potencial das imagens, é importante lembrar que o texto também pode fazer parte de uma boa comunicação visual. Apenas não exagere!
    • Crie uma paleta de cores consistente para suas imagens, isso vai ajudar sua marca a criar uma identidade visual.

     

    • Não se limite a apenas uma plataforma! Existem muitas formas de fazer seu conteúdo circular pela internet: Além de ser possível criar conteúdos para uma infinidade de redes sociais, ainda se pode trabalhar com anúncios pagos e sites parceiros!

     

    Para otimizar o seu negócio, conte com a EquipeDigital.com

    A EquipeDigital.com trabalha desde1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

     

    Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.