Conexão Digital
19/03/2021
O que é Inbound Marketing e qual a importância dessa técnica?

Diferentemente do Outbound Marketing, o Inbound Marketing busca atrair um público-alvo específico. No modelo convencional, que ainda é utilizado mesmo em estratégias de marketing digital, a empresa busca interromper o fluxo diário do potencial consumidor com um anúncio que seja direto e apresente o produto ou serviço em questão. Ao invés disso, no Inbound Marketing o intuito é conquistar os perfis de público-alvo (a persona) da empresa.

Entenda neste artigo o conceito de Inbound Marketing, qual a importância e como executar na sua empresa. Veja mais:

- O que é Inbound Marketing?
- Origem do Inbound Marketing;
- As 4 etapas;
- Benefícios do Inbound Marketing para as empresas;
- Como executar a técnica?

 

O que é Inbound Marketing?

O Inbound se trata de um conjunto de estratégias para criar e compartilhar conteúdos que sejam úteis e relevantes para o cliente. Dessa forma, o potencial consumidor têm acesso aos benefícios oferecidos pela empresa antes mesmo de contratar ou comprar o produto e/ou serviço.

A partir dessa lógica, cria-se um elo de confiança com o cliente através de uma lógica de mercado diferente da convencional. Com o Inbound Marketing, o cliente vai até a empresa em busca de soluções.

 

Origem do Inbound Marketing?

Muito antes da existência de um termo, os profissionais já utilizavam técnicas que hoje são definidas como Inbound. Se a forma de divulgação da marca tinha como foco gerar conexões e oferecer conteúdo de valor, este já poderia se encaixar no conceito.

Mas, sobre o termo, o mesmo começou a ser usado no início dos anos 2000 por Brian Halligan, um dos fundadores da empresa Hubspot, uma desenvolvedora de produtos e softwares para marketing.

Alguns anos antes os princípios do Inbound já eram utilizados no chamado Marketing de Permissão, por volta dos anos noventa.

Entretanto, pesquisadores do marketing relacionam o marketing de conteúdo a mídias muito mais antigas, como os velhos almanaques agrícolas que eram produzidos para as zonas rurais de muitos países como Estados Unidos e Brasil. Estas publicações traziam anúncios de empresas enquanto informavam algo relacionado a persona destas áreas específicas. 

 

As 4 etapas

No Inbound, são descritas 4 etapas para realizar a ação de forma efetiva. Elas são: atrair, converter, fechar e encantar.

1) Atrair

Essa é a parte inicial e que demanda maior criatividade. Trata-se do desenvolvimento do conteúdo em si que vai atrair o cliente. Pode ser por meio das redes sociais, sites ou vídeos, vai da criatividade de cada criador, desde que tenha em mente o intuito de gerar interesse. Para isso, o conteúdo deve ser útil e relevante.

O que será produzido em si, depende do seu público-alvo, pois cada empresa tem algo a oferecer, sem esquecer da identidade do negócio. Por exemplo, a EquipeDigital.com oferece conteúdos sobre Marketing Digital para os leitores. Dessa forma, é fiel ao que acredita e pode ajudar os visitantes de forma genuína. 

Se você está lendo este texto neste momento, faz parte do nosso grupo de personas, dentro da nossa estratégia de marketing digital! :)

É importante que o conteúdo gere curiosidade, interesse, ou tenha a solução para algum problema que o cliente esteja passando, mesmo que não tenha buscado especificamente. Para isso, deve-se conhecer quem são as pessoas que podem se interessar pelo assunto.

Nesta etapa, usamos estratégias de topo do funil dentro do que chamamos de jornada do cliente, produzindo e divulgando conteúdo que possa interessar o possível futuro cliente.   

 

2) Converter

Após atrair as atenções, o primeiro ponto de conversão deve ser feito. Para tornar a pessoa em um visitante, é necessário convertê-la em Lead. Lead é um potencial consumidor, pois já demonstrou interesse na empresa anteriormente.

Para executar essa conversão, a empresa deve criar conteúdos com chamadas para ações. Seja para preenchimento de formulários, um link direto para a página da empresa ou um link para um Ebook grátis. Dessa forma, a empresa pode ter maior contato com o visitante, obtendo em troca seus alguns poucos dados como nome e e-mail.

 

3) Fechar

Na terceira etapa, a empresa deve focar nos potenciais clientes, ou seja, visitantes que estejam mais interessados. Isso pode acontecer por meio de continuidade de contato por meio de enquetes, e-mails semanais, envio de cupons e descontos exclusivos ou qualquer outra técnica escolhida que mantenha a ligação entre o consumidor e o negócio.

Esse passo é construído na base da constância. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.

 

4) Relacionar

A fase do relacionamento, também conhecida como encantamento, é considerada das mais importantes. Isso porque torna o cliente um dos defensores da marca. Leva o visitante e cliente a indicar, postar sobre o conteúdo e mostrar para outros potenciais consumidores que gostou do produto ou serviço.

Assim, os clientes contentes espalham a palavra da empresa e também se tornam fiéis compradores.

Nesta fase, o relacionamento com certa periodicidade é crucial para manter a relação com esta persona, mantendo o que chamamos no marketing digital como “nutrição de leads”. 

 

Benefícios do Inbound Marketing para as empresas

Diversos são os benefícios que a empresa que adota o Inbound Marketing constata. Veja alguns:

- Economia (Mais barato que o Outbound Marketing);
- Educa e informa o cliente, que passa a valorizar o trabalho da empresa;
- Fidelização os clientes;
- Melhora da conexão e comunicação com o cliente;
- Aumento de oportunidades de vendas;
- Proporciona a análise de atração, conversão, fechamento e relacionamento de forma clara, acessível para o empreendedor e toda sua equipe. 

 

Como executar a técnica?

Para começar a fazer o Inbound Marketing na sua empresa, você deve começar entendendo o que deseja como resultado, os seus objetivos. Então, comece a conhecer o seu público, crie personas e entenda o que a empresa tem a oferecer para o cliente.

O próximo passo é mapear a jornada de compra dos seus clientes, como nas 4 etapas já citadas anteriormente. Então, crie um cronograma de produção de conteúdo. Defina dias e horários para as postagens dos conteúdos e também quem será encarregado para essa tarefa. Por fim, avalie os resultados e veja o que funcionou e o que pode ser descartado.

Apesar de serem passos que demandam atenção e dedicação, um bom trabalho de marketing sempre será o principal passo para fazer com que o seu serviço chegue ao consumidor.

 

Para profissionais capacitados em Inbound Marketing, conte com a EquipeDigital.com

A EquipeDigital.com trabalha há mais de 23 anos produzindo inovação e tecnologia no Marketing Digital, além de desenvolvimento de tecnologias (Sistemas e Sites). Entre em contato conosco e alavanque as redes sociais e o site da sua empresa.


Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.