Conexão Digital
Público alvo: qual a importância de conhecer o seu?

De início, é importante deixar claro que, atualmente, não é possível criar uma estratégia eficiente de marketing digital sem conhecer seu público alvo. As pessoas têm gostos, rotinas e idéias diferentes. Normalmente, elas se juntam com outros indivíduos que têm um pensamento parecido. Entender qual grupo sua empresa quer atingir e pensar estratégias personalizadas para cada um deles é a melhor forma de se obter novos Leads.

 

Você ainda confere neste artigo:

 

  • Afinal, o que é o público Alvo?
  • O que fazer com o público alvo?
  • Público Alvo e Personas: existe diferença?

 

 

Afinal, o que é o Público Alvo?

O público alvo, resumindo, é o grupo específico de pessoas que sua empresa quer atingir. Ele é definido através da segmentação de mercado, que nada mais é do que uma divisão de pessoas a partir de características como sua localização geográfica, estilo de vida, comportamento, classe social e muitos outros fatores.

Cada empresa tem seu público alvo específico. Se a sua empresa está começando agora, as características ideais deste público podem ser definidas através de uma extensa pesquisa de mercado e interesse dos consumidores. Caso você já tenha certo reconhecimento de mercado, também pode se utilizar do Data Marketing (Marketing de dados) e também se perguntar “por que as pessoas se interessam pela minha empresa?” Estratégias de análise dos clientes que já conhecem e consomem produtos e serviços de uma marca podem indicar a existência de um grupo de pessoas que já se interessa por determinada empresa.

 

O que fazer com o público alvo?

Agora que você já sabe o que é um público alvo, e o porquê eles são tão importantes, pode estar se perguntando o que fazer com as informações levantadas a respeito do seu cliente ideal.

Existem infinitas possibilidades! O conhecimento sobre quem se quer atingir pode ser usado para definir sua estratégia de comunicação visual,  quais tipos de conteúdo devem ser explorados em seu site e redes sociais e até mesmo entender melhor qual a jornada de compra de seu cliente. Para resumir, conhecer o seu público alvo ajuda a definir como e com quem sua empresa vai conversar.

Na prática, esse conhecimento ajuda a indicar o melhor lugar para investir seu tempo e dinheiro quando o assunto é a estratégia de comunicação de sua empresa. Na maioria das vezes, ao tentar atingir muitas pessoas diferentes ao mesmo tempo, a comunicação deixa de ser efetiva e não se chega a lugar nenhum.



Público Alvo e Personas: existe diferença?

Se você conhece um pouco sobre marketing, ou leu um de nossos artigos sobre o tema, deve ter percebido que o uso das informações sobre seu público alvo é muito parecido com o que se faz com as personas. As semelhanças não são por acaso, ambas as ferramentas ajudam a definir com quem a marca deve se comunicar através da análise de mercado.

Ainda assim, existem algumas diferenças entre elas. Como já foi dito, o público alvo  basicamente define um grupo de pessoas com características em comum para onde uma empresa direciona suas estratégias de marketing. Já as Personas são as personificações dos clientes ideais de uma companhia.

As definições ainda são parecidas, mas no mundo real, as técnicas se diferenciam entre si. Antes da criação de uma persona para sua empresa, é necessário antes ter passado por uma análise de público alvo. A partir daí, se podem criar personagens fictícios que representam, com um maior ou menor nível de detalhamento, os objetivos, dores e até mesmo o estilo de vida do cliente ideal!

 

Personas de uma loja de materiais de construção

Personas da Loja X, que comercializa ferramentas e materiais de construção



Para otimizar o seu negócio, conte com a EquipeDigital.com

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

 

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.