Conexão Digital
O que são os Pontos de Contato e o que minha empresa ganha os usando como estratégia de marketing?

O que são os Pontos de Contato nas estratégias de marketing? 

Os pontos de contato são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Eles representam todos os momentos em que uma empresa entra em contato com seus clientes ou potenciais clientes, seja por meio de um anúncio, um e-mail, uma ligação ou qualquer outra forma de comunicação. A quantidade e a qualidade destes podem fazer toda a diferença na retenção de clientes e no aumento do faturamento. 

Quanto mais pontos de contato uma empresa tiver, maior será a chance de se conectar com seus clientes e de mantê-los engajados com a marca.

 

Como aumentar a quantidade de pontos de contato? 

Para aumentá-los, é preciso ter uma estratégia bem definida, que leve em consideração as necessidades e os interesses dos clientes. É importante identificar os canais de comunicação mais efetivos para cada tipo de cliente, e investir em conteúdos relevantes e personalizados. Além disso, é fundamental ter uma visão holística dos pontos, entendendo que eles não se limitam apenas às interações diretas entre empresa e cliente. Cada vez mais, as redes sociais e outras plataformas digitais têm se mostrado importantes, que podem influenciar diretamente a percepção dos clientes em relação à marca.

 

Três atitudes podem ser tomadas para que haja esse aumento no número de retenção de clientes:

  • Mapear quais os pontos de contato existem, avaliar quais os mais importantes e definir estratégias para cada um deles;
  • Investir no uso de um sistema de CRM (Customer Relationship Management);
  • Criar campanhas de e-mails frequentes e/ou automação de marketing com comunicação via e-mail;
  • Conseguir backlinks (links de outros sites para o seu site e links internos para páginas importantes do site da empresa) para aumento de autoridade.

 

Benefícios

Ao aumentá-los, a empresa também aumenta a quantidade de leads, ou seja, potenciais clientes interessados em seus produtos ou serviços. E uma estratégia bem-sucedida de retenção de clientes pode gerar um retorno significativo em termos de faturamento, já que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Por isso, investir na ampliação e na qualificação dos pontos de contato deve ser uma das principais preocupações de qualquer empresa que queira crescer e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Com uma estratégia bem planejada e executada, é possível aumentar a fidelidade dos clientes e alcançar resultados expressivos em termos de retorno sobre o investimento.

Existem três resultados básicos e diretos que podem ser notados com o aumento do investimento nestas estratégias. São eles: 

  • Diminuição do custo de aquisição: o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) representa a soma total de todo o investimento feito em vendas e marketing durante um determinado período, em relação à quantidade de leads convertidos. 

Quando estratégias para o aumento da retenção de clientes são usadas, consequentemente o custo diminui.

  • Possibilidade de levar o cliente por uma longa jornada de compra: muitos clientes passam pelos estágios de compra e acabam consumindo pouco. Quando se utiliza essa estratégia, o cliente acaba consumindo mais por passar mais tempo em contato com seus produtos e serviços. 
  • Fidelização: essa jornada mais longa que o normal permite não só que o cliente fique em contato com o que você oferece por mais tempo, mas também faz com que ele entenda o valor agregado ao produto e acabe se fidelizando à sua marca ou empresa. 

 

Agência Digital com foco em projetos de Tecnologia e Marketing Digital.

A EquipeDigital.com é formada por profissionais da Tecnologia da Informação, do Design Gráfico e da Comunicação, que se complementam para oferecer soluções mais adaptadas aos benefícios que as novas tecnologias podem oferecer.

Somando mais de 20 anos de experiência muitos projetos foram desenvolvidos pelos profissionais da empresa, que já trabalharam para empresas e instituições nacionais e internacionais.

Em todos os trabalhos que são realizados pela equipe há uma análise de Inteligência Competitiva para tornar as ideias do cliente exequíveis e eficientes para atingir de forma mais adequada e assertiva os objetivos do projeto. Pesquisa e avaliação do segmento de atuação do cliente, possibilidades possíveis, definição de escopo de projetos e prototipação são alguns dos recursos utilizados para o desenvolvimento de sistemas web, criação de sites e principalmente campanhas de marketing digital voltadas a gestão global de anúncios (mídia digital) e produção de conteúdo relevante para o público nos sites institucionais dos nossos clientes, bem como em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn (e outras), Google Ads (Adwords), YouTube e outras plataformas digitais. 

 

 

 

Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606 ou clique no ícone no canto inferior direito da página.