Conexão Digital
10 tendências de Internet e empreendedorismo para 2016

    O que está vindo com tudo ou se afirmará como tendência no próximo ano?

    Muitas coisas tem despertado a atenção de todos os usuários de internet e empreendedores nos últimos anos. Mas existem coisas que aparecem e depois não se consolidam.

    Abaixo listamos as tendências concretas para 2016.

     

     

     

    1 – Conteúdo como forma de divulgação da empresa, sua marca ou produto

    Investimento em geração e distribuição de conteúdo em sites e redes sociais, reafirmando as estratégias de inbound marketing para empresas, sobretudo de pequeno porte.

    Cada vez mais o todo poderoso algoritmo do Google se reafirma como líder nas listagens de pesquisas na Internet. Neste sentido, cada vez mais o algoritmo dará importância ao conteúdo dos sites e qualquer um que queira manter sua presença digital em relação aos seus concorrentes precisa investir em conteúdo específico para o seu nicho de mercado. Mas também não adianta escrever qualquer coisa e pedir pra secretária “colocar” no YouTube. É necessário um planejamento prévio e, pra isso, é bom você contar com uma empresa especializada ou um profissional especializado para este trabalho. O grande segredo é produzir conteúdo para o público que você deseja atingir. Se um cliente em potencial não for até o seu site, pelo menos ele poderá achar teu texto através do algoritmo do Google. Leia mais sobre isso neste artigo publicado em nossos canais.

    Existem vários dados que comprovam que a médio e longo prazo o investimento em geração e publicação de conteúdo acaba por reduzir a necessidade de investimentos em anúncios, links patrocinados e outros.

    O conteúdo é rei! Aproveite esta onda que veio para ficar.

     

    2 – Internet das coisas

    Não estou falando só no relógio da Apple (iWatch) ou Samsung (Gear) que se comunicam com o seu smartphone para atender chamadas, ler email e outras coisinhas do dia a dia, mas sim a internet em outros aparelhos como televisores, geladeiras, carros, óculos e até mesmo roupas. Ainda em 2016 a Internet das coisas entrará em nossas vidas da mesma forma que não vivemos mais sem as telas touch screen em smartphones e tablets. Logo você estará enviando um comando para a geladeira ou forno de micro-ondas para que o aparelho efetue um comando específico. Ou o seu carro avisará via WhatsApp ou SMS que você precisa trocar o óleo “dele”.  Ainda não estamos na história do livro Eu Robô, de Isaac Azimov, mas não demora muito.

    Seja para interligar eletrodomésticos e utensílios que já conhecemos ou criando novos especificamente para uma nova função que ainda não existia, a Internet que interligará os dispositivos está só no começo e tem tudo para ter muito futuro. Quem já não se sentiu agoniado em usar uma câmera digital que não tem a possibilidade de compartilhamento por email, redes sociais e nem mesmo Bluetooth? Muito logo pensaremos o mesmo de nossa velha geladeira comprada há quatro anos e que ainda não nos avisa sobre a lista de compras a ser feita. Isso não parecerá estranho para muita gente até 2018.

     

    3 – Otimização do tempo com aplicativos ou processos

    Tudo bem que faz tempo que isso é tendência, mas com o crescimento do acesso móbile à Internet o crescimento de aplicativos que aperfeiçoarão a utilização do tempo em afazeres domésticos ou mesmo no trabalho será crucial para empreendedores e profissionais que cada vez mais buscarão agilizar o trabalho para que possam viver a vida.

    Outra forma de otimização do tempo que estará cada vez mais em alta é a melhoria dos processos produtivos a fim de torná-los mais eficientes e por consequência possam demandar menos tempo de execução.

    Além de gerar mais lucro para as empresas, proporciona mais qualidade de vida aos colaboradores e principalmente a executivos, o que acaba tornando-os mais felizes e eficientes.

    Aliás, qualidade de vida também não deixa de ser uma grande tendência para os próximos anos.

     

    4 – Impressoras 3D

    Ainda muito caras, as impressoras 3D certamente serão presença certa em muitos lares e principalmente em empresas. Imagine uma peça que não há mais reposição no mercado? Dependendo da durabilidade da peça em muitos casos uma impressora 3D fabricará a peça que pode ser replicada muitas vezes. Seja pra compra da impressora ou mesmo contratação sob demanda, criando um mercado de bureaus de impressão 3D, veremos em poucos anos estes marcado expandindo exponencialmente.

     

    5 – Relacionamento das marcas com o público

    Não é novidade que as redes sociais se afirmaram no mercado e deixaram de ser coisa de adolescentes com tempo extra. Hoje grandes profissionais se utilizam das redes sociais para trabalhar, divulgar seus serviços ou produtos, bem como fazer negócio.

    Mas o que será cada vez mais tendência será a relação que as marcas terão com o público, estando cada vez mais próximas e atentas ao que o público deseja e precisa. Quanto mais perto uma marca possa estar de seu público nas redes sociais, mais poderá crescer e se manter perante seus concorrentes.

     

    6 – O vintage continuará com tudo

    Sim, refiro-me a criação de produtos citando algum estilo de artes, design e costumes do passado. Num mundo onde parece que nada se cria, mas tudo se copia, naturalmente cria-se pouco e utilizam-se estilos antigos.

    Embora eu até goste muito, sinto certa tristeza por afirmar que o vintage ainda será tendência, pois não me parece que qualquer uma das décadas do Século XXI será tão marcante quanto qualquer uma das décadas do século anterior. Digo isso em quaisquer pontos de vista das artes, design e costumes. Claro que somos muito melhores em tecnologia e inovação, mas em estilo... Espero que eu esteja errado e que venha algo realmente marcante nos próximos anos.

     

    7 – A "gourmetização" se manterá

    Dá até pra dizer que o vintage e a gourmetização são parentes, afinal há muitos foodtruks que vendem comida simples com um raio gourmetizador que vivem se utilizando do vintage para melhorar sua imagem.

    Como dá retorno a muitos negócios, certamente continuará “na crista da onda” (que gíria mais antiga!) por alguns anos. Se você gosta de gastronomia e tem uma queda pelo vintage, terá um campo aberto para seu negócio.

    Mas sugiro que, como sempre indicado, tente se diferenciar, pois muitos tentarão fazer o mesmo nesta tendência deliciosa.

     

    8 – A experiência é tudo

    Em geral a experiência que o cliente tem na compra e utilização com uma marca, produto ou serviço sempre foi importante. Hoje, mesmo o habitante de uma grande metrópole parece morar em um vilarejo digital, a experiência deixou de ser importante para o indivíduo, pois pode ser compartilhada.

    Ser uma marca eficiente e “boa praça” é o futuro! Se a marca tiver responsabilidade social e ainda trouxer muito retorno ao cliente, é paixão na hora do namoro e amor de longa data.

     

    9 – O WhatsApp se afirmará, e muito

    Sim, até a sua avó vai passar a usar o WhatsApp, o que seria a última barreira da idade. Seu pedreiro, sua faxineira, o cobrador de ônibus e, sobretudo, o seu cliente já utilizam este canal. O que faz com você passe a pensar de que forma você pode utilizá-lo nos seus negócios. Minha sugestão é de que você passe a abrir este canal perante os clientes e também o utilize para avisos rápidos, promoções e novidades. A exemplo do que ocorre com email marketing e newsletters, tome cuidado com a periodicidade de envio de mensagens, pois ninguém gosta de excesso de comunicados, sobretudo em seu celular particular.

     

    10 – Diferenciação de mercado

    Estamos passando por uma crise que já nos trouxe a uma taxa de inflação alta demais para um país democrático e forte como o nosso. Gestão equivocada dá nisso. Quem sobrevive em meio a crises econômicas é quem se diferencia do mercado. Para isso, nada mais importante do que melhorar os processos e principalmente oferecer mais pelo mesmo preço para que o cliente tenha certeza de que seu capital investido valerá a pena e ele terá o retorno do investimento feito.

    Diferencie-se para manter sua marca forte e presente para o seu público.

     

    Quer lançar ou melhorar sua marca na Internet? 

    Que tal entrar em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu negócio ou projeto? Clique aqui e faça contato com a nossa empresa.

     

    Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside. 

     

     

    Leia também:
    -
    Quer destacar sua empresa em meio à crise?
    - Como anunciar na Internet
    - Como aparecer no Google
    - Inteligência competitiva para projetos e site
    - Veja o que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa!