O conceito de empreendedorismo foi utilizado pela primeira vez pelo economista Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, no qual associou o empreendedorismo como o ato de identificar oportunidades e alavancar mudanças, ou seja, o ato de empreender é um ato de transformação da ordem dominante.
Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Você lembrou do Uber?
O termo empreendedorismo é muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Já o empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Podemos citar como características do empreendedor: criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.
Segundo Augusto Cury "Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."
Além disso, o empreendedorismo é fundamental para a geração de empregos e renda dentro de um país. Por meio dele, o crescimento econômico, a diversificação de negócios e a melhoria das condições de vida da população são, de um modo geral, aprimoradas.
Nos últimos anos felizmente temos ouvido falar cada vez mais de empreendedorismo e isso é excelente para a economia e para a sociedade, deixando de personificar o empreenderor apenas como um louco, capitalista, ambicioso e sem caráter. A onda de empreendedorismo trás novas possibilidades para uma nova geração que terá uma formação e uma imagem mais apurada do que é o empreendedorismo e os desafios que ele pode trazer para quem o escolhe.
Se você já é um empreendedor, o parabenizamos pela coragem, pois sabemos bem como é criar algo do zero para alcançar resultados.
Mas se você ainda não é um empreendedor e está a procura de formação e experiência nesta área, nossa sugestão é que busque qualificação e sobretudo suporte para seu empreendimento. Seja para sua atual empresa, para um novo produto ou para uma nova empresa, conte conosco para criar a presença digital de sua empresa na Internet. Podemos criar desde a identidade visual de sua empresa, seu site, sistemas específicos e campanhas de marketing digital para divulgar a atrair seus clientes.
Entre em contato e vamos conversar sobre seu projeto.
Acesse notícias sobre: