Conexão Digital
Golpe com venda de domínios de Internet

    Cuidado! Estelionatários tentam vender domínios atrativos. 

    Qualquer empreendedor que quer lançar um projeto de internet pensa em um domínio fácil de assimilar, divulgar e que tenha tudo a ver com seu nicho de mercado.

    Um exemplo é quem deseja lançar uma pizzaria ou portal de internet para venda da famosa redonda italiana. Naturalmente ele pensará em domínios tais como www.pizza.com.br ou www.pizzaria.com.br . Infelizmente há muito tempo investidores ou mesmo empreendedores já registraram os domínios mais interessantes do mundo. A grande maioria destes domínios simples já foram registrados, seja para uso real de negócios ou apenas investimento.

    Ainda na década de 1990 com o início da Internet popularizada fora dos muros das universidades e centros de pesquisa militar, um grupo da China comprou inúmeras combinações de até três letras como forma de investimento a longo prazo. Lucraram muito, afinal imagine a quantidade de empresas com siglas que existem do Brasil e no mundo todo.

    Veja alguns exemplos do lucro que investidores tiveram com a venda de domínios:
    - www.businessword.com – em oferta por 20 milhões de dólares
    - www.sex.com – vendido por 14 milhões de dólares
    - www.drugs.com – vendido por 8 milhões de dólares
    - www.business.com – vendido por 7,5 milhões de dólares
    - www.rock.com – vendido por 1 milhão de dólares
    - www.copadomundo2014brazil.com – a venda por 112 mil Reais.

    Outras curiosidades interessantes dizem respeito a alguns domínios registrados (não divulgados) como forma de reserva de mercado por grandes empresas:
    - www.466453.com – Número correspondente a Google no teclado numérico dos telefones
    - www.gooogle.com – Redirecionamento para Google.com
    - www.Wolkswagen.com – Versão com inicial “W” para site da empresa VolksWagen.

    Registrar um domínio como forma de investimento pode ser muito lucrativo, mas já se foi o tempo em que se podia registrar um domínio tão comum para vender no futuro. Entretanto, é muito importante tomar cuidado com estelionatários que podem tentar lhe vender um domínio comum e muito atrativo.

    Na tarde de ontem (18/3/2013), a EquipeDigital.com recebeu a oferta inesperada do domínio www.imoveis.com.br . Ótimo, afinal temos vários clientes neste ramo de atividade e não seria ruim poder ofertar a eles a compra deste domínio. Corremos para fazer uma oferta que foi rapidamente aceita pelo dito proprietário. Felizmente trabalhando há uma década com Internet, fomos ao Registro.br e percebemos que o email que se comunicava conosco não correspondia ao que constava no registro deste domínio. Enviamos mensagem com cópia ao email que constava no registro e logo recebemos um retorno em inglês e outro em espanhol informando que a pessoa que estava tentando nos vender o domínio não era a real proprietária – estelionato desmedido - golpe! Tome cuidado!

    Como trabalhamos com Internet e sabemos como funcionam os mecanismos de registro, transferência e propriedade sobre os domínios, rapidamente conseguimos avaliar a situação e percebemos que tratava-se de um golpe. Agora imagine a quantidade de pessoas leigas que podem cair neste golpe? Tome cuidado e, na dúvida, entre em contato com um especialista que poderá lhe orientar sobre registros, transferências e gerenciamento de domínios para sites e sistemas de internet. 

    Entre em contato a EquipeDigital.com para registrar seu domínio, fazer seu sistema ou site na Internet. Trabalhamos há mais de uma década na web e podemos lhe assessorar seja qual for seu projeto de Internet.