Conexão Digital
Participe do Outubro Rosa contra o câncer de mama

    Outubro é considerado o Mês de Conscientização do Câncer de Mama desde 1985, quando a Sociedade Americana do Câncer juntou-se a um grupo farmacêutico para promover a mamografia e incentivar doações a pesquisas contra o câncer de mama. Já o Outubro Rosa foi estabelecido em 1991, quando a Fundação Susan G. Kommen distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da Corrida Pelas Sobreviventes do Câncer de Mama, em Nova York.

    Desde então, todos os ano neste mês diversas ações em prol da conscientização e pesquisa sobre o câncer de mama acontecem em todo o mundo. O incentivo ao auto exame e a mamografia como formas de diagnóstico precoce estão entre os principais pontos.

    Em Florianópolis a Associação da Mulher Catarinense Portadora de Câncer (AMUCC) organiza ações e eventos pela cidade, como a Caminhada Rosa, apresentações do Grande Coro Rosa, mobilizações nos centros de saúde, palestras para informar a população, palestras sobre os direitos dos portadores de câncer e cirurgias de reconstrução mamária. Para conhecer a programação completa visite o site da AMUCC.

    Um importante trabalho também é realizado desde 1946 pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) com atuação em Santa Catarina desde 1961. A RFCC em Florianópolis foi iniciada em 2004 e tem importante papel na prevenção de diversos tipos de câncer que acometem especialmente as mulheres.

    Entre as ações da entidade estão a coordenação de atividades voluntárias de combate ao câncer, o incentivo a programas de combate ao câncer, o apoio a ações governamentais que visem à promoção da saúde e, em especial, o combate ao câncer, o incentivo à participação do voluntariado em ações de prevenção, recuperação e bem-estar do portador de câncer e ações para Informar a população sobre o câncer e sua prevenção.

    Acesse o site da entidade: www.rfcc.org.br

    Como prevenir

    É recomendado às mulheres realizarem o exame clínico das mamas pelo menos uma vez ao ano. A mamografia deve ser feita anualmente ou a cada dois anos pelas mulheres que têm entre 40 e 70 anos, independente de sintomas. Na existência de casos de câncer de mama na família é possível que os médicos solicitem que a mamografia seja feita antes dos 40 anos.

    É importante também que a mulher conheça o próprio corpo. Por isso o auto-exame é importante para a detecção precoce de mudanças nas mamas. Quando a doença é diagnosticada no início, a chance de cura é de mais de 90%.

    Previna-se!