Conexão Digital
22/08/2016
7 dicas para você melhorar o posicionamento de sua marca na Internet e ter uma boa presença digital

    Existem diversas formas de você obter sucesso na Internet para sua marca, sua empresa, produtos e/ou serviços. Para cada segmento de mercado, área de abrangência (praça), produto e serviço há uma forma diferente de garantir uma boa presença de mercado. Entretanto, há alguns requisitos básicos que a grande maioria das empresas deve seguir para ter o básico, algo que garantirá que as pessoas conheçam a empresa desde que estejam a procura do que a mesma oferece.

    Abaixo, apresentaremos alguns requisitos que sugerimos que você se preocupe caso queira que sua empresa tenha uma boa presença digital.


    1 – Site corporativo ou fanpage?

    Com o aumento fenomenal das redes sociais que hoje atraem não somente jovens mas também a terceira idade e até mesmo pessoas que antes eram reticentes à tecnologia e Internet, muitas empresas acabam cogitando a possibilidade de deixar de lado seu site institucional e focar esforços em sua fanpage no Facebook. Ledo engano!

    Embora muitas empresas até possam obter retorno somente com fanpages, não é a estratégia mais correta para empresas que querem se firmar e se destacar no mercado.

    Foque esforços em um site institucional e não deixe que Mark Zuckerberg tenha total poder sobre tudo que você tem de melhor na Internet. Leia nosso artigo completo sobre porque fazer um site e não apostar somente no Facebook

    Em seu site institucional, fique atento em ser objetivo, rápido e informar tudo que seu cliente deveria saber sobre sua empresa para convencê-lo em contratar ou comprar de você.

    Avalie o seu negócio do ponto de vista da Inteligência Competitiva, assim como o seu há várias empresas oferecendo o mesmo produto/serviço. Você deve escolher de que forma você se diferenciará no mercado.


    2 – Google Meu Negócio

    Embora seja uma coisa muito simples de ser feita e muitas das empresas já tenham a ficha do Google Meu Negócio (antigo Google Places) feita automaticamente, muitas empresas não dão a importância devida a este projeto do Google.

    Trata-se de uma classificação que o Google disponibiliza para que empresas possam ter uma ficha básica que pode aparecer no Google pesquisa, Google Mapas e Google Plus.

    Se você ainda não viu a ficha do Google Meu Negócio de sua empresa mude isso e a mantenha atualizada, incluindo: horário de funcionamento; classificação; fotos; marca; telefones; site; endereço e horário de funcionamento. Lembre-se de que quanto mais estreita for a relação de sua empresa com o Google, melhor será sua presença digital, pois grande parte do tráfego dos visitantes de sites se dá por este gigante de pesquisa.


    3 – Google Pesquisa

    É óbvio que se você tem uma empresa e parte de seu público é oriundo de seu site é certo que você quer que sua empresa esteja bem indexada no gigante de pesquisas.

    Mas você deve pensar “como aparecer no Google?” . Posso lhe dizer que, se sua empresa conseguir ficar atenta e realizar 90% dos itens que apresentamos neste artigo, terá forte chance de estar bem indexada na lista orgânica ou gratuita do Google.

    Mas fique atento que não há milagres para estar no topo da lista do Google! A menos que você tenha uma verba fenomenal de marketing e possa anunciar em meios de grande massa como TV, rádio, jornais e revistas.


    4 – Google Adwords (anúncios)

    Apareça apenas na hora que o público pesquisa sobre o que você vende e só pague quando o possível cliente clicar em seu anúncio. Um espetáculo, não é mesmo? Este é o Google Adwords, que revolucionou o meio de anunciar na Internet no início dos anos 2000, fazendo até mesmo grandes portais ligados a grandes redes de comunicação mudar o jeito de vender seus anúncios.

    Se você quer saber como divulgar um site você certamente deve entender como anunciar no Google.

    Há muitas outras formas de anunciar na Internet, mas o Google Adwords é uma forma que dá a possibilidade de micro empresas e projetos iniciantes obter as mesmas possibilidades que grandes conglomerados possuem. 



    5 – Facebook e outras redes sociais

    1/7 da população mundial hoje tem acesso ao Facebook, o que faz da empresa de Mark Zuckerberg o canal mais óbvio para sua empresa em meio as redes sociais e quaisquer estratégias de Marketing Digital que você possa estar idealizando.

    Mas é importante que você leve em consideração que há redes sociais mais adequadas para cada segmento de mercado e que você deve adequar suas estratégias de marketing digital ao seu público e não a si mesmo. Não venda somente o que você acha mais adequado e da forma que você desejaria, mas o que e como o seu público deseja.

    Sua empresa deve estar presente nas redes sociais como você pessoalmente provavelmente já está. 



    6 – Inbound marketing

    Para qualquer profissional de marketing digital que você pergunte sobre a melhor e mais consistente forma de divulgar sua empresa na Internet é unânime a opinião sobre o marketing de conteúdo, que tem atraído cada vez mais investimentos pois o público quer informação e não apenas anúncios.

    É aí que o inbound marketing pode fazer coisas excelentes por sua empresa, pois não oferece apenas serviços ou produtos, mas também informação ao seu público prioritário, o que acaba atraindo atenção não apenas quanto o cliente deseja fazer negócio com sua empresa, mas meses antes que ele precise do que você comercializa.

    Investimento em inbound marketing não dá retorno em curto prazo, mas dá excelente retorno de forma consistente em médio e principalmente longo prazo.

    Se você leu este artigo até aqui é porque você também faz parte do público prioritário da EquipeDigital.com e, mesmo que não contrate os serviços de nossa empresa, nos fez um grande favor gerando tráfego em nosso site, consumiu um conteúdo de nossa autoria e provou ao algoritmo do Google que nosso site é relevante para todos os termos que incluímos neste artigo sobre os serviços que comercializamos para nossos clientes. Isso é um dos requisitos principais das estratégias de inbound marketing.

    Invista em conteúdo de forma consistente e você sempre terá uma boa presença digital de sua empresa.


    7 – Influenciadores digitais

    Cada vez mais empresas investem verbas de publicidade em market placement, chamado erroneamente de merchandising. A estratégia já é muito conhecida em programas de TV, Rádio e novelas. Com a ampliação da imagem de blogueiros, youtubers e celebridades e Internet, a estratégia “caiu como uma luva” na Internet. A estas pessoas o mercado chama de influenciadores digitais.

    Milhões de pessoas hoje consomem vídeos, textos e áudios de influenciadores. Fique atento aos que atraem a atenção do seu público e como eles podem fazer rápidas inserções de seu produto ou serviço de forma branda e efetiva.

    Seja para momentos de expansão ou para destacar sua empresa em meio a crise, as estratégias de marketing digital e cada vez mais definem o posicionamento das marcas na Internet.

    Você precisa rever ou criar a imagem de sua empresa ou projeto na Internet?
    Contate a Equipe Digital para que possamos analisar as particularidades de seu público e definir uma estratégia mais correta para o seu caso.
    Entre em contato e desafie nossa equipe!