Conexão Digital
06/06/2016
Tive uma grande ideia! E agora? Como iniciar uma startup

    Muitas pessoas podem pensar que basta registrar um CNPJ e alugar um imóvel que voilá. Este é somente um passo burocrático e dos mais simples de resolver. O mais importante é planejar e se preparar para tudo que vem pela frente, desde o operacional, passando pelo financeiro e sobretudo na divulgação e escalabilidade do negócio.

      Vamos aos primeiro passos:

    1 – Pesquisa e aplicabilidade
    Você teve uma grande ideia, mas isso não quer dizer que ninguém teve uma ideia ainda melhor baseado no tipo de negócio que você pensou. 

    Sua ideia pode já ter um concorrente gigante e não ser tão aplicável. Neste sentido, pesquise em todos os tipos de canais de internet, associações e registros comerciais para não se esforçar muito em algo que no final não terá tanto retorno quanto você imaginava. 

    Pense que, quanto mais você se esforçar nesta etapa, menos precisará se arrepender no final caso o negócio não der certo e/ou você encontrar um concorrente tão grande ao ponto de você não puder bater de frente com ele. 

    2 – Estudo e planejamento
    Se na etapa anterior você descobriu que o seu negócio é inovador e a concorrência para a área de abrangência escolhida é pouca ou inexistente, faça um planejamento estratégico de TUDO que está envolvido em montar o seu negócio. Você pode aprender a fazer sozinho fazendo vários cursos e indo a seminários ou contratando um couch, mas se você puder investir, sugiro que contrate uma empresa especializada. 

    Há empresas excelentes que planejam seu negócio do zero, pensando em coisas que você nunca imaginou que precisava para montar um negócio. 

    Se você já passou pela etapa de pesquisa e aplicabilidade, quanto mais você se esforçar nesta etapa de estudo e planejamento, menos seu negócio tem probabilidade de ruir por falta de planejamento. Fique próximo a quem tem experiência em criação e gestão de empresas de sucesso e seu negócio só vai prosperar. 

    Em Florianópolis, indicamos a ADM SC para as empresas que podem investir em uma equipe mais consolidada e experiente e a empresa júnior da Universidade Federal de Santa Catarina Ação Jr.

    3 – Avaliação de network para investimento ou sócios

    A menos que você já tenha experiência e tenha como investir sozinho em seu negócio, minha sugestão é que você procure um sócio ou mais de um. Seja para investimento ou ajudar você na administração da empresa, sempre será melhor você compartilhar esforço com base em um resultado que virá. Pessoalmente posso lhe dizer que nada substitui um parceiro de batalha quando os dias estão turbulentos. Se você acertar, você pode comemorar junto com alguém e se os tempos forem difíceis, você pode pedir ajuda e ter uma visão diferente para chegar a uma solução que você não havia pensado. 

    Sua network pode também lhe trazer um investidor, um parceiro, um fornecedor etc. Quanto maior for sua network, maior será a probabilidade de você atingir seus objetivos.

    4 – Aplicação de todo planejamento

    Agora que você já pesquisou, viu que sua ideia é aplicável e o mercado precisa dela, já planejou a estratégia que seguirá, já avaliou sua network e avaliou a sociedade com outras pessoas, está apto para botar a mão na massa e fazer o que muitos acham que é a primeira etapa a ser seguida. 

    Mãos à obra! Siga aplicando tudo que planejou e fique atento a mudar de rota enquanto o trem está andando pois algo no planejamento pode ter falhado e sua estimativa pode ter que ser rearranjada para o bem de seu projeto. 

    Não esqueça de incluir em seu planejamento a parte de marketing e publicidade, sobretudo no que diz respeito as estratégias de marketing digital. Não faça sua empresa parecer uma loja num beco sem saída. Esteja presente nos maiores canais da Internet como Google e Facebook. Se precisar de ajuda nesta área, a EquipeDigital.com pode ajudar você, pois tem a ampla experiência em marketing digital, sites e sistemas web. 

    Sobre este assunto, sugerimos a leitura dos nossos artigos a seguir:
    - Como anunciar na Internet.
    - Inteligência competitiva para projetos e site
    - Como aparecer no Google 

    5 – Reavaliação da aplicação

    Agora que seu avião está em velocidade e cruzeiro, reavalie cada etapa e faça com que cada falha possa ser adaptada e melhorada. Faça pesquisas de satisfação com clientes, reavalie fornecedores e tudo que está em órbita de seu negócio. 

    A administração e planejamento de um negócio NUNCA para. Tenha em mente que você e/ou sua equipe sempre terão o que fazer e tudo pode mudar a qualquer hora, seja uma legislação, um aumento de inflação, uma crise financeira ou até a saída de sócios ou clientes de sua empresa.

    6 – Manutenção e crescimento

    Se tudo estiver bem, aproveite a bonança e melhores seu negócio para ele crescer. Se algo não estiver bem, aja rápido e mude o que não está bem. Cada ponto que atrapalha pode acumular defeitos e trazer sua ideia e empresa à ruína.

    Sucesso em sua ideia, seu negócio e sua empresa! Se precisar de ajuda, estamos à disposição.

     

    Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. 

    Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside.