Conexão Digital
Já ouviu falar da “Enigma”? E de Alan Turing?

    Então seja grato a este matemático e criptoanalista, pioneiro na inteligência artificial e ciência da computação, na qual formalizou o conceito de algoritmo e computação e desempenhou importante papel na criação do computador moderno.

    Turing nasceu na Inglaterra em 23 de junho de 1912, e durante sua juventude e vida acadêmica dedicou-se a teoremas e à Teoria da Computabilidade.

     

    Contribuição para o fim da Segunda Guerra Mundial 

    Seu primeiro grande destaque veio na Segunda Guerra Mundial, quando trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num campo especializado em quebra de códigos para decifrar a Enigma, máquina alemã de criptografia, através da qual os nazistas se comunicavam. Lá criou a Bombe, que captava e identificava os recados transmitidos pela Enigma, usando um padrão de lógica que ignorava mensagens que se contradiziam e gerando a mensagem verdadeira. Sua invenção contribuiu para a vitória dos aliados na guerra.


    A máquina de Turing 

    Sim, ele desenvolveu um sistema de algoritmos incrível com a Bombe, mas seu título de “pai da computação” veio com a criação da Máquina de Turing. Sua ideia era simples: um aparelho capaz de manipular símbolos em uma fita de acordo com uma regra, para guardar informações. Sim, é um modelo abstrato de computador, que se restringe aos aspectos lógicos de seu funcionamento, como memórias, estados e transições.

     

     

     

    No auge do prestígio por seus feitos, Turing sofreu um processo criminal por sua homossexualidade, que eram ilegais da Inglaterra em 1952, e passou a fazer um tratamento com hormônios e castração química, como alternativa a prisão. Morreu em 1954, por envenenamento por cianeto. A rainha Elisabeth II concedeu-lhe o perdão real pelo seu “crime” em dezembro de 2012, após o primeiro ministro britânico pedir perdão em nome do povo britânico pela forma que Turing foi tratado após a guerra. 

     

    Parte de sua história foi retratada no filme O Jogo da Imitação, com Benedict Cumberbatch.

     

    Alan Turing foi um homem de enorme importância para o mundo. Seus estudos permitiram que muitas vidas fossem salvas durante a Segunda Guerra e possibilitaram a existência da inteligência artificial. 

     

    Maria Luiza Prim é estudante de Comunicação Social e social media da EquipeDigital.com.