Conexão Digital
24/05/2015
Como anunciar na Internet?

    Há diversas formas de você anunciar sua empresa, produto ou serviço na Internet. Vou apresentar a você os tipos diferentes de publicidade online e os benefícios de cada tipo. 

    O alvo a ser atingido
    Mas antes disso, é importante pensar quem queremos atingir para só depois escolher a melhor forma de publicidade online. Quanto mais você segmentar o seu público, menos capital precisará investir e mais eficiente será a sua campanha.
    Defina um perfil, pense que tipo de interesse seu público tem na internet e some esforços neste segmento. 

    Anúncios tradicionais
    A forma mais tradicional são os anúncios comprados em portais de notícia e conteúdo. Estes portais têm espaços publicitários e, assim como nos veículos tradicionais, tais como jornais e revistas, cobram dos anunciantes valores para a publicação dos anúncios nestes espaços. A negociação normalmente é feita com base na quantidade de impressões dos anúncios, que nada mais é do que a quantidade de vezes que o anúncio apareceu para o público.
    Este tipo de anúncio normalmente só é utilizado por médias e grandes empresas, pois quase sempre requer um volume de investimento maior do que outras formas de publicidade online.
    Atualmente apenas grandes portais comercializam este tipo de publicidade, sendo que cada vez mais estes veículos estão migrando para outros tipos de comercialização mais acessíveis e eficientes, como por exemplo, baseado em quantidade de cliques realmente efetuados nos anúncios. 

    Caso queira comercializar seu anúncio com este tipo de negociação, exija do veículo um relatório muito bem detalhado sobre a quantidade de visitação do portal e tente fazer um estudo sobre o segmento a ser atingido, escolhendo áreas do portal que mais interessam ao seu público.

    Mídia programática

    - Anúncios em sites de pesquisa
    Pensou no Google, né? Sim, é o mecanismo de busca que detém o maior interesse de todos os usuários do mundo e, naturalmente, também tem a maior rede de anúncios de links patrocinados da Internet.
    Mais conhecido por Links Patrocinados, esta é a mais eficiente forma de anunciar na Internet. Em raras exceções é a forma que requer o menor investimento e tem o maior ROI (Return On Investiment) frente a todas as outras formas de publicidade online. Você paga ao veículo um custo por clique e todos os cliques têm ligação direta com uma visita ao seu site. Nada melhor, pois você só gasta se obtém a visitação. Além disso, seu anúncio só aparece caso um interessado estiver procurando pelo produto ou serviço que você está anunciando.
    Se a sua campanha for bem feita, e indico sempre que você contrate um especialista (agência digital ou freelancer) para criar a campanha e gerenciá-la, você sempre obterá retorno.

    - Rede de Display

    Vários portais, blogs e sites oferecem conteúdo ao seu público, estes são conhecidos como publishers. Alguns sites que tem muita visitação aproveitam este fluxo de visitação para disponibilizar espaços para publicidade a grandes corporações como o Google, para que eles vendam estes espaços publicitários em troca de centavos por cada clique. O anunciante ganha, pois seu anúncio muitas vezes será veiculado em um portal por um valor muito menor do que se fosse comercializado diretamente. Ganha o dono do site, pois não precisa comercializar diretamente os espaços publicitários. E ganha também o Google, que detém a maior das redes de display da Internet, em quantidade de sites e em volume de negociações, a rede AdSense.

    - Remarketing
    Fazendo parte da rede de display, campanhas de remarketing tem uma força considerável, pois cercam um recém-visitante do seu site em outros portais que ele venha a visitar (publishers). Para você entender melhor, após configurada uma campanha de remarketing para sua empresa, assim que o visitante de seu site visitar outros sites, magicamente verá anúncios de sua campanha em outros sites. É uma ótima forma de aparecer novamente para possíveis clientes que estejam ainda em processo de decisão quanto a compra. Se o seu anúncio estiver aparecendo em um portal reconhecido, pode ser uma ótima forma de sua marca aparecer e ganhar uma “carona” com a força de outras marcas. Você ganha em credibilidade, além de aparecer novamente em outros locais da Internet.

    Redes Sociais
    Embora a maior força das redes sociais seja ligada a geração e publicação de conteúdo para o público das empresas (inbound marketing), anúncios propriamente ditos podem acelerar o processo para atingir mais rapidamente o seu público (outbound marketing).

    Enquanto a geração e publicação de conteúdo ganha o seu cliente pelo conteúdo, prestando um serviço antes de vender o produto, os anúncios vendem para só depois assessorar ou informar. O grande segredo é a harmonia entre estas duas estratégias, assim você atinge a pessoa que simplesmente quer comprar e também obtém contratação e interesse das pessoas que estão apenas buscando conteúdo.
    Nas redes sociais você pode simplesmente anunciar ou impulsionar os posts. Tente também trabalhar com as duas formas para atingir o público de jeitos diferentes.

    A campanha está ótima, mas e o site?
    Não importa que tipo de publicidade você use, sempre precisará ter um site para apresentar seu produto ou serviço. Sendo assim, prepare bem a casa que receberá os interessados no que você está comercializando para que a resposta seja rápida e o possível cliente possa entrar em contato rapidamente para contratação ou comprar sozinho, caso seja uma loja virtual.

    Seja para a criação e gestão de campanhas de marketing digital ou para a criação de sites, sempre contrate profissionais experientes e com um portfólio comprovado. Exija um contrato de prestação de serviços e acompanhe o retorno que você obtém com as ações realizadas. 

    Está pensando em criar ou site e/ou quer anunciar na Internet? Clique aqui e entre em contato com a EquipeDigital.com. Podemos conversar sobre o que você precisa para lhe oferecer um orçamento sem compromisso e auxiliar você e sua empresa a obter retorno com a Internet.


    Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside. 

     

    Leia também:
    -
    Quer destacar sua empresa em meio à crise?
    - Como aparecer no Google
    - 10 tendências de Internet e empreendedorismo para 2016
    - Inteligência competitiva para projetos e site
    - Veja o que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa!