Conexão Digital
Whatsapp Business para micro e pequenas empresas

Novidade em meados de 2017, o WhatsApp Business é cada vez mais utilizado em micro e pequenas empresas. O WhatsApp Business traz os benefícios do app já utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo e é uma forma de torná-lo mais eficiente para empresas, além de possibilitar a micro e pequenos empreendedores a separação de contatos pessoais de contatos profissionais.

 

Quais os reais benefícios para as empresas?

Além da versão web do WhatsApp pessoal, a versão business conta com uma versão desktop com aplicativo próprio. Assim, funcionários do setor de atendimento podem abrir o aplicativo e acessar todas as conversas diretamente de uma mesa de trabalho, notebook ou outro tipo de dispositivo.

Além disso, é possível utilizar etiquetas para organizar as conversas, otimizando o tempo e os processos no contato com os clientes e negociações. As etiquetas ajudam a organizar o funil de vendas, já que são divididas em: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. E caso desejar você pode criar etiquetas. 

 

Informação na palma da mão

Há a possibilidade de acessar estatísticas quanto ao seu uso, gerenciar mensagens lidas e não lidas, além de outras informações.

 

Ficha ou perfil da empresa

Assim como o que ocorreu com a migração dos perfis de empresas que possuíam contas no Instagram e depois migraram para a versão corporativa, no Whatsapp ocorre o mesmo. A empresa pode incluir várias informações como localização, tipo de atividade comercial, descrição do perfil, indicação do site corporativo, endereço de e-mail e respostas automáticas (explicaremos mais à frente). Como todo app novo que se preste, há a possibilidade de migração de contatos e conversas para que você não perca aquela conversa importante com aquele cliente que está prestes a fechar um novo contrato, produto ou serviços.

 

Respostas automáticas para novos contatos

Esta seria a melhor funcionalidade do WhatsApp Business, pois permite que você configure textos automáticos para contatos que são realizados fora do horário de funcionamento, que é informado no aplicativo também.

Há inclusive modelos de chatbots para configuração de respostas simples a perguntas frequentes, avisos de horários especiais e saudações com a apresentação da empresa para novos contatos.

É claro que logo haverá vários chatbots de várias empresas para serem utilizados no Whatsapp, afinal há muitas empresas recebendo vários contatos todos os dias e não há como humanos darem conta de todo este fluxo de demandas.

 

Quem pode usar o Whatsapp Business?

Microempreendedores individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas podem baixar o aplicativo e configurar o seu uso para linhas exclusivas com esta finalidade, sem ligação alguma a qualquer outra conta do WhatsApp individual.

 

Tipos de Conta 

 

Verificada: O WhatsApp verificou que aquele perfil pertence a uma marca real e autêntica, por isso concede o selo de verificada. 

Confirmada: Possui um ícone cinza que confirma o telefone da conta como o telefone da empresa. 

Conta Comercial: Contas que utilizam o aplicativo porém ainda não foram verificadas ou confirmadas. 

 

Como fazer para utilizar o WhatsApp Business?

Para pessoas entrarem em contato com empresas, basta usar o aplicativo normal do dia a dia. O mesmo que você se comunica com seus amigos e familiares.Para empresas entrarem em contato com pessoas ou receberem contatos de pessoas, é necessário instalar o aplicativo WhatsApp Business, disponível neste endereço a seguir https://www.whatsapp.com/download/

 

Whatsapp Business na EquipeDigital.com

Nossa empresa usa o WhatsApp Business para atendimento aos clientes e recebimento de solicitações de suporte e manutenção a sites e sistemas, campanhas de marketing digital, além de contatos comerciais para novos projetos e orçamentos.

Utilize você também o WhatsApp Business e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

 

Sobre a EquipeDigital.com

Trabalhamos com projetos de Internet há mais de 20 anos e contamos com uma equipe especializada na criação de Sistemas, Sites e Campanhas de Marketing Digital com Inteligência Competitiva para empresas, entidades governamentais e microempresas.Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu projeto.