Conexão Digital
Tendências, ideias e inovações para oportunidades de negócio em 2017

    Não, você não deve montar uma hamburgueria em 2017!
    Calma! Calma! Também não é para tanto.

    Talvez você possa ter uma grande ideia inovadora, inaugure um novo segmento de alimentos em uma praça com poucos concorrentes e/ou tenha um plano de negócios que mostre claramente a possibilidade de retorno de seu empreendimento.

    Há uma grande diferença entre inaugurar um nicho de mercado e inovar e surfar uma onda junto com vários pioneiros. Se o cenário não é claro, procure investir em setores que você tem uma boa expertise e que ainda não estejam em alta, para que quando ocorrer a alta você já estar estabelecido. Por isso fiz a brincadeira com as hamburguerias, que viraram tendência e tomaram o mercado.

    Em resumo, hoje é muito mais difícil montar uma hamburgueria (gourmet) do que em 2014, pois muitos tiveram a mesma ideia e mesmo oferecendo diferenciais, você é mais um em meio a vários outros. Veja a onda se aproximando no horizonte e nade para a direção dela antes que os outros tenham a mesma ideia.


    Plataformas x Vendas consultivas

    Não importa o nicho de marcado que você está, se você consegue fechar o seu modelo de negócio em algo que pode ser metodizado, transformado em um software web escalável em que o uso é passível de ser realizado de forma simples por um usuário leigo, o seu negócio prosperará.

    Um exemplo anedótico disso foi o relato de uma mulher que passou mal em São Paulo/SP e, no lugar de chamar uma ambulância, chamou um veículo do Uber. Nada mais eficiente do que um serviço que está disponível na palma de sua mão e atende sempre de forma rápida. Revolução baseada em inovação.


    Bem-estar físico, alimentar e corporativo

    Nutrição, encomendas e delivery, programas de atividades físicas e motivacionais ganharão muito mercado em 2017 por conta do aumento de pessoas interessadas na saúde pessoal e na produtividade de seus colaboradores. Empresas que investirem em soluções de alimentação e bem-estar físico de grupos ganharão muito mercado e terão um ativo importante para seus negócios, visto que a relação comercial entre empresas é muito mais duradoura do que quando se negocia com o público em geral.


    Serviços e produtos com materiais sustentáveis, de nicho e conceito.

    Num cenário onde o consumidor está cada vez mais crítico (consumidor 3.0) e há cada vez mais concorrência, é natural que empresas que queiram se destacar achem formas de diferenciar seus produtos e serviços. Uma das formas mais interessantes é atrair um público que quer e pode pagar por um conceito, seja no caso da sustentabilidade, eficiência, opção religiosa ou até mesmo tudo isso ao mesmo tempo. Agregar valor aos produtos e serviços é uma grande saída para empresas que estão iniciando ou precisam se reinventar.

    Produtos que são concebidos, fabricados e comercializados de forma sustentável ou mesmo oferecem algum tipo de diferencial competitivo atraem um público altamente atuante, engajado em causas coletivas e principalmente nas redes sociais. Empreendimentos que garantam que o consumidor não será apenas mais um e sim um fã da marca terão um lugar especial na mente do público e por consequência garantem sua permanência no mercado.


    Delivery e Tele-entregas

    Este nicho de marcado não é novidade para ninguém, não é mesmo?! Entretanto há várias formas de se montar um negócio e as pessoas estão fazendo a diferença neste segmento de mercado cheio de concorrência e mais do mesmo.

    Formas de entrega com aplicativos, interação com SMS e pedidos que podem ser customizados pelos clientes com cupons de desconto e cartões de fidelização são alguns dos recursos novos que estão em alta para empresas de delivery, seja para comida e diversos tipos de entregas.
    A interação com o público durante o pedido informando o consumidor sobre as etapas do processo de montagem de seu pedido e sobretudo sobre o momento da entrega estão fazendo a diferença em novos negócios deste segmento.

    A EquipeDigital.com disponibiliza aos seus clientes uma ferramenta web para divulgação e comercialização de pedidos (delivery) baseada neste tipo de modelo, onde o cliente pode pedir pela internet rapidamente com todo o acompanhamento do pedido via SMS.

     

    Business to Business (B2B)

    Para de pensar apenas no consumidor final (B2C) e pense em algo que possa ser interessante para uma cadeia de comércio ou produção. Assim, você estará negociando com empresas para que estas possam comercializar com pessoas ou mesmo com outras empresas.

    Abaixo citarei rapidamente alguns nichos a serem explorados para suscitar novas ideias e chamar sua atenção para outras possibilidades.
    - Beleza masculina (barbearias, produtos de beleza etc);
    - Negócios de nicho (eventos GLBT, religiosos, alimentação restrita etc);
    - Negócios de faixa etária (infantis, só para homens ou mulheres, idosos etc);
    - Negócios com astral vintage (retrô):
    - Pet shop e beleza animal (banho, tosa, serviços em domicílio etc);
    - Viagens e experiências temáticas.

    Boa inovação, bons empreendimentos, bons negócios e felicidades para você e sua família!

    Se está buscando um parceiro para desenvolver sua identidade visual, seu canal de website, um software online, uma plataforma completa e campanhas de marketing digital para divulgação de seu negócio, nossa equipe está a sua disposição para conversamos sobre o seu projeto.
    Entre em contato conosco para tomarmos um café e discutir suas ideias.

     

     

    Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside. 

     

    Leia também:
    -
    Quer destacar sua empresa em meio à crise?
    - Como anunciar na Internet
    - Como aparecer no Google
    - Inteligência competitiva para projetos e site
    - Veja o que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa!