Conexão Digital
Redes sociais no Brasil: Quais são as mais utilizadas

O que são redes sociais?

Redes sociais são meios de conexão entre pessoas. Antes das internet, essas conexões eram feitas a partir de reuniões e encontros. Com a internet e a criação das mídias sociais, esse conceito se transformou no que conhecemos hoje. Milhares de pessoas acessam todos os dias essas redes, e o Brasil é o segundo país que mais utiliza esses meios no mundo.

As redes sociais podem ser utilizadas para diversos motivos, desde trocar mensagens até encontrar vagas de emprego. Uma prática cada vez mais comum que está sendo utilizada nesses canais é o Marketing Digital - ou seja - estratégias de conteúdo e anúncios aliadas a tecnologia em redes sociais e outras plataformas como o Google.

Isso é feito por meio de estratégias que agência constroem pensando no público que irá receber aquela publicidade. Ou seja, um estudo é realizado sobre quem mais utiliza as redes sociais e assim a agência consegue elaborar uma campanha para aquele público.

 

Quais as redes sociais mais utilizadas no mundo?

No topo do ranking mundial de utilização de redes sociais no mundo está o Facebook. Segundo o relatório Digital in 2019, a rede conta com mais de 2 bilhões de usuários. O Facebook e seguido pelo Youtube, com 1,900 bilhões de usuários e o Whatsapp, com 1,500 bilhões.

 

Quais as redes sociais mais utilizadas no Brasil?

No Brasil o ranking tem um cenário um pouco parecido, com o Facebook perdendo apenas para o YouTube. Confira abaixo as seis redes sociais mais utilizadas no Brasil, por ordem decrescente.

 

Youtube

Muitos não considerem o YouTube uma rede social, mas o fato da interação que é possível realizar nesse canal, como os comentários em lives e em vídeos e os stories do youtube, permite que ele leve esse título.

A rede ganhou muita visibilidade no Brasil nos últimos anos. Muitos jovens, que começaram a gravar vídeos para o youtube se tornaram milionários e, o que antes era pura diversão, hoje é uma profissão. Segundo o relatório citado acima, mais de 95% dos internautas brasileiros acessam a plataforma e possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo.

Isso porque, além da visibilidade que os vídeos possuem, especialmente no nosso país, o YouTube é também uma maneira de fazer marketing. Podemos comparar esse fenômeno ao surgimento da televisão, que permitiu a circulação de propagandas em vídeo. É por isso, que cada vez mais, as agências de marketing digital tem investido nesse meio.


Facebook

A segunda rede mais utilizada no Brasil, como já apresentado acima, é o Facebook. Inicialmente a rede era utilizada apenas para conversar com amigos e família. Hoje os mais de 2 bilhões de usuários conseguem ter acesso a qualquer pessoa.

É por isso, que muitas empresas estão investindo em marketing digital, utilizando essa rede. Os anúncios no Facebook são uma maneira eficaz de alcançar mais pessoas e converter mais leads - potenciais consumidores da sua marca, ou seja, converter leads significa “ganhar” um cliente.

 

WhatsApp

O “zap zap”, como ficou conhecido no Brasil, conta com 89% dos internautas brasileiros acessando a rede, e ganha a terceira posição entre as redes mais utilizadas no país. Hoje, assim como o Instagram, a rede pertence ao Facebook, e com isso, adquiriu mais funcionalidades do que quando iniciou. O “status” do WhatsApp é como o Stories do Instagram, e as pessoas podem publicar fotos e vídeos para os seus contatos.

Na grande maioria das vezes, você apenas adiciona o contato da pessoa no seu celular e a pessoa já está na sua rede. É uma ferramenta que ainda está sendo explorada pelas empresas, mas muitas já utilizam como meio de contatar possíveis clientes, e, sobretudo, para atendimento a clientes, suporte e também comercial.

 

Instagram

O instagram tem ganhado cada vez mais o público e se tornado um dos queridinhos dos usuários, contando com 69 milhões de usuários no Brasil. Em relação ao número de usuários, hoje o Facebook ainda pode ser maior que o Instagram, mas em relação a preferência dos usuários, o Instagram leva o título de favorito.

Além das pessoas físicas, as empresas estão investindo muito no Instagram, especialmente pela diversidade de conteúdos que essa rede permite que sejam criados, como stories, IGTV, animações e conversas nos stories, direct messages (mensagens diretas), etc... Essa é uma rede que permite que empresas se aproximem do público, sendo muito utilizada na área de Customer Success, aliado ao marketing e vendas.


Messenger

Inicialmente, o messenger era uma funcionalidade dentro do Facebook. Em 2016, a ferramenta foi separada da plataforma para o mobile, e trouxe novas possibilidades para diversas empresas. Devido a essa separação, hoje o Facebook Messenger conta com 1,2 bilhões de usuários.

A automação de resposta foi uma das facilidades que a ferramenta possibilitou. Assim, o sucesso do cliente se mantém e é possível fazer um atendimento mais elaborado para cada cliente de acordo com a necessidade dele.

Algumas grandes empresas investem em bots para o atendimento comercial, suporte e social media com o uso de Inteligência Artificial (IA) principalmente no Messenger.


Twitter

Mais popular entre jovens, o Twitter se tornou um ambiente para os mais diversos objetivos. Muitos jornalistas utilizam essa rede social para veicular notícias, existem pessoas que utilizam para divulgar seu conhecimento sobre algo, muitos para contar como está sua vida e também como segunda tela - comentam no Twitter sobre algo que estão vendo no momento, como reality shows e séries.

Nos últimos anos, o Twitter se tornou também uma maneira que políticos encontrar para conversar com seus eleitores, fazer campanhas políticas e informar o povo em primeira mão dos seus atos.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza a rede, com mais de 27 milhões de contas ativas. Devido a esse dado, é importante que as empresas não deixem de fazer uma boa campanha de Marketing Digital também nessa rede.

 

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada para profissionais. Ou seja, o foco é trocar experiências profissionais. Existem inclusive grupos que são chamados de comunidades, que são feitas por pessoas que desejam conversar sobre a mesma área de conhecimento.

Encontrar, se candidatar e divulgar vagas de emprego é uma prática bastante comum nessa rede. Além disso, é excelente para empresas que possuem um produto B2B, pois é uma excelente divulgação da sua marca para outras empresas e profissionais. No Brasil, mais de 29 milhões de pessoas acessam a rede.

 

 


Importância das redes sociais no marketing digital

Como vimos, as redes sociais são uma excelente maneira de mostrar o seu produto ou serviço para o consumidor, por meio do Marketing Digital. Nas redes sociais você consegue ter acesso a todo tipo de engajamento, podendo analisar, por meio de uma plataforma específica, se o seu marketing está surtindo o efeito desejado.

Isso é o que as agências de Marketing Digital fazem. Bolam uma estratégia baseada na sua persona, analisando por qual meio a mensagem chegará com mais efeito para ela e produz campanhas que fazem com que sua marca se torne referência. As redes sociais são meios essenciais de realizar essa estratégia.


Você já possui um estratégia de marketing?

Conheça a EquipeDigital.com

Entre em contato pelo nosso formulário do site, ligue para (48)3233-0606 (nosso número fixo também é WhatsApp).