Conexão Digital
Live marketing: saiba como utilizar essa estratégia para impulsionar sua empresa

Ao olhar o título você deve ter se perguntado, o que é live marketing, de fato? 

De forma bem objetiva, Live Marketing é uma estratégia de marketing que tem a intenção de proporcionar uma experiência para determinado público, fazendo com que o seu produto, marca ou serviço seja lembrado por essa vivência que lhe proporcionou.

Apesar das famosas “lives”, transmissões ao vivo nas redes sociais, compreenderem também a uma ação de live marketing, as estratégias de live marketing não se limitam apenas a essas atividades, pelo contrário, as lives no Instagram, Youtube e Facebook, são algumas das ferramentas disponíveis na grande oficina de criação chamada Live Marketing.

Quanto ao público-alvo das ações de Live marketing, em sua maioria são clientes em potencial da marca a ser defendida, mas em alguns casos, parceiros e até colaboradores da empresa são os destinatários dessas ações, como em alguns cases que você vai conferir mais abaixo.

Um ponto importante de destacar sobre o Live Marketing é que essas ações quase nunca acontecem isoladamente, ou seja, mesmo que elas proporcionem uma experiência sensorial e ao-vivo, essas iniciativas são divulgadas nas redes sociais e tendem a viralizar, já que sempre trazem um elemento surpresa que encanta tanto quem as vivencia, como quem assiste à experiência.

Para ficar mais claro quais ações compreendem, de fato, iniciativas de live marketing, que tal vermos alguns cases de sucesso?!

 

4 ações de  Live Marketing que foram sucesso absoluto

 

Sky - O mundo em Alta Definição

Em uma ação de relevância social, a Sky demonstrou os benefícios do mundo em “alta definição” de uma forma diferente. 

Considerando que cerca de 30% das crianças em idade escolar no Brasil têm problemas visuais, e muitas delas não têm acesso a diagnóstico e tratamento adequado, a empresa montou um consultório itinerante para crianças de uma escola em São Paulo. 

34 crianças foram identificadas com problemas  na visão, e o resultado emocionou muita gente!

 

Skol - O menor lançamento do mundo

Em homenagem a todos os seus consumidores, no dia do consumidor em 2020, a Skol realizou a menor ação de marketing possível, literalmente o menor lançamento do mundo, mas que acabou impactando milhares de pessoas. 

A marca desenvolveu um produto específico, personalizado para o maior colecionador de latas da cerveja, o Sérgio, que ficou feliz da vida com a surpresa. Confira no vídeo.

 

Parmalat - Mamíferos de pelúcia

Diretamente do túnel do tempo, a campanha dos mamíferos da Parmalat ainda dá resultados para a marca, mesmo após mais de vinte anos do anúncio original.

Acontece que, unindo crianças e muitas, muitas pelúcias - cerca de 15 milhões, mais precisamente -, a empresa ganhou notoriedade nacional e passou a ser associada automaticamente à campanha, que ainda hoje, permanece na memória dos seus consumidores, ganhando inclusive uma nova roupagem em 2015. 

 

Heineken - O Candidato

A cervejaria holandesa, já conhecida por suas campanhas de marketing inesquecíveis, decidiu revolucionar na hora de selecionar seu estagiário do setor de eventos e parcerias. Para escolher o mais preparado em meio a 1734 participantes, a Heineken propôs alguns desafios pra lá de inovadores!

 

Live Marketing - uma realidade para todos

Depois de todos esses cases inspiradores, você deve estar se perguntando: mas eu não tenho 15 milhões de brindes para distribuir, não posso desenvolver um produto exclusivo para um único cliente, muito menos consigo levar meu estagiário para o estágio do Juventus, como eu vou fazer uma ação envolvente de Live Marketing?

A resposta é: criatividade e principalmente, foco na experiência

Você não precisa fazer uma mega ação, envolvendo milhares de pessoas e que demande um investimento muito grande. Para fazer uma boa estratégia de Live Marketing, basta proporcionar uma experiência única e torná-la pública em suas redes sociais, para que outras pessoas sejam envolvidas e sua marca seja reconhecida.

Iniciativas como: participação em eventos, apresentação de cases, distribuição de brindes, degustações e sorteios, são apenas algumas ideias de ações que podem ser realizadas visando proporcionar para o seu público-alvo uma vivência singular, mesmo que em dimensões menores se comparadas aos exemplos anteriores.

A maior dica para desenvolver uma boa ação de Live Marketing é pensar no seu público-alvo como protagonista de determinada iniciativa, o objetivo é criar um momento único em que essa pessoa se sinta próxima da sua empresa a ponto de se entregar a uma experiência que pode ficar na sua mente para sempre. 

E claro, não se esqueça de divulgá-la!

 

A EquipeDigital.com

Com mais de duas décadas de experiência com campanhas de marketing digital, nossos profissionais já realizaram diversas ações de Live Marketing e muitas outras estratégias, tendo apresentado resultados de sucesso para as marcas atendidas. 

Seja para aumentar suas vendas, ampliar a presença digital ou melhorar o reconhecimento da sua marca, na EquipeDigital.com você conta com a experiência de uma equipe multidisciplinar voltada para criação de Sistemas, Sites e gestão de Marketing Digital. 

Entre em contato pelo formulário do nosso site para conversarmos sobre como podemos lhe auxiliar ou ligue para (48)3233-0606.