Conexão Digital
Entenda o conceito de "Internet das Coisas"

    O conceito de Internet das Coisas é uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia na rede mundial de computadores.

    Hoje em dia surgem cada vez mais eletrodomésticos, meios de transportes, roupas, entre outros, conectados à internet e a outros dispositivos, como smartphones ou tablets.

    A ideia de conectar cada vez mais o mundo físico e o digital é discutida desde 1991. Dispostivos como o Google Glass e o Smartwatch 2, da Sony, transformam a mobilidade e a presena da Internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima.

    Em 1999, Kevin Ashton do MIT propôs o conceito da "Internet das Coisas" e escreveu o artigo "A coisa da Internet das Coisas" que segundo o especialista, a limitação de tempo e da rotina fará com que as pessoas se conectem na Internet de outras maneiras.

    De acordo com Ashton é possível acumular dados do movimento de nossos corpos com uma precisão muito maior com as informações de hoje. Com esses registros, se conseguirá reduzir, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, por exemplo. Para o especialista, essa revolução será maior do que o próprio desenvolvimento do mundo online que conhecemos hoje.