Conexão Digital
29/09/2017
Dicas e segredos para configurar o Google Meu Negócio da sua empresa

    Claro que não basta ter uma ficha do Google Meu Negócio bem preenchida para atrair mais clientes para o seu negócio. Mas em se tratando no Google, sempre é bom completar todos os requisitos de suas plataformas para que a empresa tenha o posicionamento de sua marca na Internet e uma boa presença digital.

    Leia abaixo sobre o que é o GMN e como você pode utilizá-lo em benefício de sua empresa ou instituição. 

     

    O que é o Google Meu Negócio?

    Chamado anteriormente de Google Places, desde 2014 foi renomeado como Google Meu Negócio, ou Google My Business em inglês. Trata-se de um recurso da gigante californiana destinado às empresas e instituições para organizar e validar de forma precisa sua atuação perante o público.

    Com base em relevância, distância e proeminência, o Google ordena sua lista para apresentar aos usuários as ocorrências presentes na Internet. Embora possa ser utilizado para apresentar fichas de empresas em anúncios do Google Adwords, o GMN funciona separadamente dos anúncios.

    A melhor parte é que as empresas não precisam pagar nada para ter uma ficha no Google Meu Negócio. Quanto mais interação uma empresa tem com ferramentas do Google (YouTube, Google Adwords, Hougouts etc) mais ela pode melhorar sua presença digital e tender a ter seu site bem cotado na lista orgânica do Google.

    A ficha do GMN de cada empresa sempre aparece à direita dos resultados de anúncio e pesquisas orgânicas, para a grande maioria das buscas onde aparecem o nome de bairros e cidades nas palavras-chave procuradas. Ver imagem abaixo. 

     

    Exemplo de ficha do Google Meu Negócio da EquipeDigital.com Sistemas, Sites e Marketing Digital Florianópolis

     

    Dados como nome, categoria de nicho de marcado, fotos, marca, horários de funcionamento e diversas informações destinadas ao público são organizados e apresentados para as buscas no Google.com e no Google Maps.

    Uma ficha do Google Meu Negócio bem estruturada pode aumentar significativamente a visitação, visibilidade e retorno para a empresa. Pode, inclusive, aumentar a visitação do site corporativo e atraindo potenciais clientes, pois também reflete resultados no Google Maps para buscas por geoposicionamento. É importante salientar que mais de 30% das visitas dos sites brasileiros são oriundos de buscas com cliques no Google Meu Negócio de empresas.

    Caso você esteja preocupado em como aparecer no Google, deve atentar-se desde já em criar ou rever detalhes do GMN de sua empresa.

    Mais a frente temos um segredo importante você destacar sua empresa nas pesquisas do Google através de uma configuração do GMN. 

     

    Como funciona a busca por geolocalização?

    Com base na avaliação da sua distância, os algoritmos do Google sempre apresentarão nos primeiros resultados as ocorrências que estiverem mais próximas de quem está pesquisando, sobretudo se esta pessoa estiver utilizando um dispositivo móvel (smartphones ou tablets).

    Neste caso é imprescindível que você posicione corretamente sua empresa no mapa para que o seu cliente tenha a real noção de onde você está.

    Um recurso importante para os usuários de celulares que são Guias Locais (Local Guides) em comentários de fichas de empresas, é a possibilidade de contribuir com imagens para fichas de GMN de empresas. Caso o usuário capte uma fotografia com o seu celular próximo a um ponto comercial presente no GMN, o celular dá a opção ao usuário para que ele poste esta imagem na ficha do GMN da empresa. Isso contribui muito para a relevância da empresa junto ao Google.

    Assim como ocorre no TripAdvisor, algumas empresas como hotéis, pousadas, restaurantes e outros comércios devem incentivar as pessoas a fazerem estas publicações, inclusive promovendo descontos ou brindes para fomentar esta colaboração do público.

    Talvez você não esteja pensando nisso neste momento, mas é importante saber que pode interagir o GMN de sua empresa com anúncios e ter em mente como anunciar na Internet, seja no Google Adwords ou com estratégias de marketing digital [ http://equipedigital.com/marketing-digital ] e com publicações e anúncios em redes sociais [ http://equipedigital.com/noticia/voce-esta-nas-redes-sociais-e-a-sua-empresa-nao- ].

    Veja abaixo alguns pontos importantes para a criação ou revisão da ficha do Google Meu Negócio de sua empresa. 

     

    Confirmação do seu local do Google Meu Negócio

    É importante você saber que segundo o próprio Google, “as empresas validadas no Google têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

    Neste sentido, nem crie sua lista caso não for para fazer a confirmação e mantê-la atualizada. Esta confirmação pode ser feita através da validação de um código captado por uma ligação automática realizada pelo Google para o número de telefone comercial de sua empresa. Em alguns casos, a confirmação só pode ser feita por uma correspondência impressa (física) que o Google envia para o endereço da empresa. Nesta correspondência impressa há um código que deve ser inserido na sua ficha online em www.google.com.br/business

    Normalmente todo este trâmite é realizado pela empresa que está cuidando da criação de seu site, desenvolvimento de seu sistema e/ou de sua campanha de marketing digital.

     

    Comentários e Avaliações

    Sempre verifique e responda os comentários de clientes.

    Procure investir em uma avaliação periódica na sua ficha do GMN, para avaliar e responder os comentários de clientes e parceiros.

    Responda com gratidão aos clientes que avaliarem positivamente a sua empresa. Para os clientes que avaliarem negativamente, abaixo de 3 estrelas, coloque-se à disposição para entender melhor o motivo pela avaliação negativa e para atendê-lo novamente para buscar alterar sua impressão.

    Veja abaixo um exemplo de relatório com a quantidade de classificações, avaliações e resposta aos comentários de uma ficha de GMN. 

    exemplo de relatório com a quantidade de classificações, avaliações e resposta aos comentários de uma ficha de Google Meu Negócio

    Além disso, é importante estar preparado para receber a avaliação negativa de um “hater”, típico usuário de Internet que não tem educação e profere xingamentos por motivos bastante fúteis. Responda “haters” com educação e zelo, para que a sua resposta apareça para os outros usuários de forma adequada e para que ele não se volte contra sua empresa.

     

    Atualização das informações de sua empresa

    Mantenha sempre atualizados os dados como horários de funcionamento e principalmente mudanças de forma clara e correta. A medida que cada vez mais pessoas utilizam o Google Meu Negócio, seus clientes dependerão destes dados para se comunicarem com sua empresa. Publicamos um artigo completo sobre como gerenciar e responder feedbacks de clientes em redes sociais e outros canais.

     

    Publicações diretas para o público que utiliza o GMN

    Recentemente o Google incluiu no GMN a possibilidade da empresa fazer publicações que aparecem em sua ficha. Voltados quase sempre a promoções e novidades, os posts podem encurtar o acesso dos clientes a informações que você queira ressaltar. Embora não seja visto como uma rede social pelos usuários, é mais um recurso que o Google disponibiliza ao público e às empresas.

     exemplo de publicação no Google Meu Negócio para o nosso cliente Sobrallia Buffet e Eventos [ www.sobrallia.com.br

    Acima, exemplo de publicação no GMN para o nosso cliente Sobrallia Buffet e Eventos, especializado em buffet para casamentos, formaturas e festas. 

     

    Recursos importantes

    Após criada e utilizada a ficha do Google Meu Negócio de sua empresa, você pode gerar estatísticas importantes a fim de saber os termos que os usuários usaram para localizar sua empresa, bem como a quantidade de pessoas que ligaram para o número comercial e pediram rotas pelo Google Maps para chegar até sua empresa.

     

    Breves segredos do Google Meu Negócio

    Título da empresa no GMN

    Depois de muitos anos trabalhando com atividades de Search Engine Optimization (SEO), Serch Engine Marketing (SEM), campanhas de marketing digital para outbound e inbound marketing e também fichas de GMN para nossos clientes, temos um segredo para lhe contar.

    O título de uma empresa no GMN é limitado a 100 caracteres. Caso você consiga inserir neste título o nome da empresa e também incluir o principal conjunto de palavras-chave pesquisas por seus clientes, você estará a frente da maioria dos seus concorrentes.

    Exemplo:
    Para uma empresa que tem como nome “Da Nonna Pizzeria”, no lugar de apenas inserir o nome da empresa no título da ficha do GMN da empresa você deve inserir algo como “Da Nossa Pizzeria – A melhor Pizzaria e Pizza Delivery de Florianópolis”.

    Neste caso, quem procura por “pizzaria Florianópolis” e “pizza delivery Florianópolis” no Google tende a aparecer mais do que quem tem um título somente com o nome da empresa. 

     

    Categorias de negócio no GMN

    As categorias são limitadas à lista criada pelo próprio Google, de forma que não há como digitar o que os termos desejados. Muitos dos clientes da EquipeDigital.com solicitam a inclusão categorias específicas, mas infelizmente precisamos trabalhar com a lista do GMN. No entanto, é extremante indicado que você dedique tempo pra pesquisar esta lista. Em alguns dos casos vale a pena usar termos em inglês pois não há na lista a tradução exata para a língua portuguesa e as categorias podem se complementar.

    Claro que estes são apenas dois dos itens básicos que podem auxiliar a empresa no posicionamento geral dentro do GMN, mas o mais importante é o tripé entre relevância, distância e proeminência. Neste caso, a critério de exemplificar a complexidade do tema, uma pizzaria que possui o site há 20 anos com milhões de comentários positivos e inúmeros links espalhados pela Internet até pode se dar ao luxo de ter um título no GMN apenas com seu nome. Mas para quem está iniciando, qualquer novo recurso é bem-vindo e, inclusive, indicado. 

     

    Vídeo do Google sobre o GMN

    Caso queira saber mais sobre o Google Meu Negócio, assista a este vídeo realizado pela própria equipe do Google Adwords. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=J3l9OBjFBAk

    Quer criar ou gerenciar a ficha de sua empresa no Google Meu Negócio? Acesse www.google.com.br/business

     

    Ficou com dúvidas sobre como criar ou gerenciar a ficha de sua empresa no Google Meu Negócio ou está a procura de uma empresa para criar e gerir campanhas de marketing digital?

    Entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso.
    Nossa equipe está aguardando um novo desafio. 

     

    Vicenzo BertiVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside.