Conexão Digital
Como um blog pode ajudar a alavancar o marketing da sua empresa

Olá! Se você chegou até aqui você é a prova viva de que um blog corporativo atrai visitantes interessados no ramo de atuação da empresa em questão, no nosso caso, marketing digital, sites e sistemas. Agora vamos aos “porquês” disso acontecer!

Primeiramente, é importante definir o que é e qual a finalidade de um blog.

Um blog é um site, ou uma página dentro de um site, na qual você pode publicar conteúdos mais completos sobre determinados temas, além de notícias sobre a área de atuação da empresa, sobre o mercado, promoções e diversos assuntos.

Em sua origem, o termo “blog” era entendido como “diário de rede”, ou seja, um portal virtual no qual era possível escrever sobre todo e qualquer assunto do interesse dos seus autores. Essa finalidade do blog permaneceu exclusiva por alguns anos, mas até hoje milhares de pessoas nutrem seus blogs pessoais no estilo “diário virtual”.

Mas com a evolução digital, a expansão das redes sociais e principalmente, o avanço do marketing digital, a finalidade dos blogs corporativos foi sendo modificada para se adequar às necessidades do mercado: aproximar empresas e consumidores de forma estratégica e massiva.

Agora vamos aos benefícios práticos de ter um blog corporativo para a sua empresa!

 

Um blog faz sua empresa ser encontrada nos mecanismos de busca!

Manter um blog com uma frequência de postagens auxilia na indexação do seu site nos principais mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo!.

Isso faz com que, a longo prazo, você alcance as primeiras posições nos resultados apresentados quando os usuários pesquisarem informações a respeito da sua área. 

Mas fique atento!

Para que o Google “entenda” que seu conteúdo é relevante, pode esclarecer a dúvida de um usuário, e por isso deve aparecer nas primeiras posições nos resultados de busca, não basta investir apenas na quantidade de publicações no seu blog, mas também na qualidade e em estratégias de redação utilizadas pelos produtores desse conteúdo. 

Técnicas como uso de palavras-chave, hiperlinks, títulos e linhas-finas atraentes, são algumas das práticas do Search Engine Optimization (SEO) - Otimização para mecanismos de busca, são cruciais para o sucesso do rankeamento do seu blog nos principais buscadores virtuais.

 

Conteúdo de qualidade encurta a distância entre seu cliente e seu produto

Um dos grandes atributos do Marketing de Conteúdo é a possibilidade de otimizar a jornada de compra do seu cliente, afinal, nessa estratégia é ele quem norteia as ações de marketing a serem realizadas.

Nesse sentido, são produzidos conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas, com a intenção de fazer com que o cliente percorra todas as fases do funil - descoberta, interesse, consideração, intenção, avaliação e compra - no menor período de tempo possível.

 

Torne-se referência na sua área de atuação através do seu conteúdo!

Empresas que utilizam seus canais digitais para educar, informar e conscientizar o seu público sobre temas relacionados a sua área de atuação, tornam-se referências nesses assuntos, alcançando os primeiros lugares nos mecanismos de busca.

Quer ver um exemplo disso, na prática?

Embora você possa ter apenas visitado nosso site, clicado em um anúncio ou simples publicação nossa em redes sociais, é quase certo que você está lendo este artigo porque pesquisou sobre o assunto no Google ou outra ferramenta de pesquisa.

Para isso ter ocorrido, utilizamos palavra-chave relacionadas ao que você procurou, além de diversos outras estratégias de redação para que os algoritmos do Google reconhecessem este artigo como relevante para o termo que você estava procurando.

 

Resultados a curto, médio e longo prazo

Diferente da maioria das ações de marketing digital, artigos e notícias publicadas em blogs corporativos são perenes, ou seja, continuam a dar resultado a médio e longo prazo. Confira!

 

Benefícios a curto prazo

Quando um novo texto é postado no seu blog, e você compartilha essa atualização nas suas redes sociais, você garante o benefício do tráfego orgânico e/ou pago das suas redes sociais para o seu site. 

Assim, no momento em que novos visitantes acessam seu blog, automaticamente eles “entram” no funil de vendas através desse primeiro contato com sua empresa.

 

Benefícios a médio prazo

Caso você patrocine alguma publicação em redes sociais ou em campanhas de Google Ads (ou Adwords) que divulgue o link do seu blog ou promova uma ação de retargeting ou remarketing - mostrar anúncios aos usuários que já interagiram com a marca ou visitaram seu site, por exemplo - com um dos artigos publicados no blog, seu site continuará a receber visitantes a médio prazo enquanto as promoções estiverem ativas.

 

Benefícios a longo prazo 

Como já dissemos anteriormente, um blog corporativo é uma ação de marketing perene, ou seja, os artigos nele veiculados podem continuar sendo acessados mesmo depois de muito tempo de publicação. 

Isso acontece principalmente quando seus artigos aparecem em resultados de buscas nos principais buscadores, além dos visitantes que buscam seu site para conhecer seus produtos/serviços propriamente.

Agora que você já sabe a importância de ter um blog na sua estratégia de marketing, por que não começar um agora mesmo?!

 

Entre em contato com a EquipeDigital.com

Com mais de duas décadas de experiência em criação e gestão global e campanhas de marketing digital, nossa equipe já criou e administra diversos blogs corporativos alcançando resultados contínuos para os nossos clientes.

Entre em contato pelo formulário do nosso site para conversarmos sobre como podemos lhe auxiliar ou ligue para (48)3233-0606.