Conexão Digital
21/11/2016
Como atrair mais clientes e usar a Internet a seu favor?

    Como conseguir mais clientes?

    Do micro ao grande empreendedor, todos querem prosperar. E crescimento está diretamente relacionado a uma expressiva clientela, certo? Ampliá-la – e mantê-la, sobretudo em período de crise e recessão, é o grande desafio de todo empresário. Mais ainda: ganhar ou perder fregueses pode ser sinônimo de sucesso ou fim do negócio. 

    Qualquer pessoa pode ampliar a sua carta de clientes. Sim, o sol é para todos. Como? A primeira condição você certamente já possui: ser empreendedor.

    A segunda é estar atento às novidades do ramo para identificar as ferramentas que cabem como uma luva em sua empresa, a fim de otimizar o trabalho e o dinheiro investidos. É aqui que você pode contar com a EquipeDigital.com!


    Marketing digital: o investimento indispensável


    Propaganda sempre foi a alma do negócio. Comunicação, idem. E, mais forte do que nunca, o uso da internet. Há tempos que não há mais como escapar, embora alguns resistam. É preciso estar na rede. É lá que seus clientes estão, então é lá que você tem que estar.

    Não basta, porém, atirar para tudo quanto é lado, indiscriminadamente. É preciso planejar, direcionar as ações e escolher as plataformas mais adequadas. É muito fácil cair na tentação e “investir” em ferramentas disponibilizadas pelas próprias redes sociais, a maioria de forma simples, fácil e prática.

    Quem nunca viu, ou mesmo já passou pela situação, de aplicar recursos preciosos em anúncios na página do Facebook e não ter o retorno esperado, por exemplo? Perda de tempo, energia e dinheiro. Risco desnecessário.
    Se for o seu caso, está na hora de você profissionalizar e investir no marketing digital.


    Ampliando e fidelizando os clientes


    O marketing digital vai além de ser o braço virtual das ações do marketing off-line. É uma categoria com peculiaridades que demandam aplicações específicas, como por exemplo, o Inbound Marketing. É importante, por exemplo, ter uma boa arquitetura de informação. Isso significa seguir o caminho adequado para o perfil do seu negócio e de seus clientes.

    E é dessa arquitetura que a EquipeDigital.com traz a primeira dica: ter um site, ou um blog, funcional, fácil de navegar e em constante atualização. É dali que as informações devem migrar, seja para redes sociais, lista orgânica (ranking) e anúncios no Google, entre outras ações.

    A segunda é buscar um profissional da área de marketing digital. Nada de chamar o sobrinho inexperiente porque vai cobrar barato, ok?

    Um bom profissional terá a experiência que você precisa e irá orientá-lo em etapas como: definição do público-alvo, adequação ao mercado, direcionamento do trabalho para fazer o seu produto ou serviço chegar a quem interessa: seus atuais e potenciais clientes.

    A terceira
    dica vem do gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP – Business School São Paulo, Enio Klein: “repetir o que deu resultados positivos e abandonar o que não funciona”.

    Em entrevista à revista Exame.com, o especialista ressalta que: “Ao contrário de outras mídias, aqui (no marketing digital) é a combinação entre objetividade, qualidade da comunicação e público certo que funciona, e não necessariamente as peças maravilhosas da propaganda convencional. Seu objetivo não é ganhar prêmios, mas sim clientes e negócios para sua empresa”.

    O gerente e professor conclui, ainda: “Enfim, o marketing digital responde bem à pergunta de onde encontrar seus clientes e que ferramentas você pode usar. Se você ainda não entrou nele, comece o mais rápido possível, pois está perdendo tempo e possivelmente clientes para sua concorrência. Mas não se precipite. Conquiste seu espaço de forma consistente, coerente e um passo de cada vez. Com certeza terá sucesso!”.


    Empreender em Florianópolis


    A Endeavor divulgou na última semana o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que revelou mais uma vez que Florianópolis é segunda melhor cidade do Brasil para abrir um negócio.

    Mais uma vez Florianópolis é a vice-líder no país entre as cidades mais empreendedoras. O ICE analisa o ecossistema das principais cidades brasileiras e aponta os municípios que possuem as melhores condições para o desenvolvimento de empresas. Florianópolis esteve no topo do pódio em 2014, mas perdeu para São Paulo nos anos posteriores. Sendo uma cidade com menos de um milhão de habitantes é muito interessante que tenhamos este cenário positivo, fruto do investimento de universidades, governos e profissionais que há décadas investem na qualificação do mercado de tecnologia e graduações ligadas ao desenvolvimento destes setor.

     

     

     

    Leia a matéria completa no site do Diário Catarinense.

    Acompanhe-nos em nossos canais no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para ter acesso a mais dicas de como empreender, como realizar campanhas de marketing digital de sucesso e ampliar o número de clientes.
    Converse com a gente e saiba o que fazer! 

    Autora: Jornalista Fabiana de Liz

    Fontes: Revista Exame.com
    Escola do Marketing Digital
    Marketing na Era Digital – Martha Medeiros